Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

As grandes cantoras da dramaturgia

Relembre personagens que marcam e marcaram época soltando suas vozes nas novelas

Dita Ribeiro em 'Êta Mundo Melhor' (Reprodução/TV Globo)

Dita Ribeiro em 'Êta Mundo Melhor' (Reprodução/TV Globo)

Seja nas novelas, minisséries ou filmes, as cantoras sempre foram personagens de destaque em tramas que traziam a música como elemento fundamental da narrativa. Com histórias e talentos diversos e, muitas vezes, músicas próprias, essas artistas da ficção emplacam sucessos dentro e fora das telas e ocupam lugar importante no coração dos espectadores.

Confira cinco destaques de cantoras na dramaturgia!

Dita, a rainha da Rádio Paraizo – (“Êta Mundo Melhor!”, 2025)

Dita Ribeiro em 'Êta Mundo Melhor' (Reprodução/TV Globo)
Dita Ribeiro em ‘Êta Mundo Melhor’ (TV Globo/Reprodução)

De origem humilde e talento ímpar, a cantora Dita Ribeiro brilha nas cenas de “Êta Mundo Melhor!”. Após abandonar a vida no interior de São Paulo, a personagem interpretada pela atriz Jeniffer Nascimento se muda para a capital e torna-se uma grande artista na trama que resgata os momentos de ouro da rádio, se apresentando nos palcos da Rádio Paraizo e vencendo o concurso de rainha da emissora.

Natasha Ferreira, a líder da Vagabanda (“Malhação”, temporada 2004)

Natasha Ferreira, em 'Malhação'
Natasha Ferreira em ‘Malhação’ (TV Globo/Reprodução)

Quem era adolescente no início dos anos 2000 com certeza tem ótimas lembranças com a Vagabanda, banda fictícia que brilhou em “Malhação”. A líder da banda era a vocalista e baixista Natasha Ferreira, interpretada por Marjorie Estiano, que se apresentava ao lado do guitarrista Gustavo Soares (Guilherme Berenguer) e do baterista Catraca (João Velho). Na novela, o grupo apresentava as canções “Você Sempre Será” e “Por Mais Que Eu Tente” que, posteriormente, se tornaram hits da cantora e atriz fora da ficção.

Tina Pepper, a Tina Turner brasileira (“Cambalacho”, 1986)

Tina Pepper em 'Cambalacho'
Tina Pepper em ‘Cambalacho’ (TV Globo/Reprodução)

Em 1986, o Brasil se encantou com a história de Albertina Pimenta, personagem de Regina Casé em “Cambalacho”, que sonhava em ser uma estrela, com nome artístico inspirado em seu grande ídolo, a cantora Tina Turner. Com uma peruca loira e visual new wave, Tina Pepper consegue emplacar o sucesso “Você Me Incendeia” e se tornar rica e famosa, esnobando sua origem na periferia de São Paulo.

Penha, Rosário e Cida: As Empreguetes (“Cheias de Charme”, 2012)

As Empreguetes, em 'Cheias de Charme'
As Empreguetes em ‘Cheias de Charme’ (TV Globo/Reprodução)

Sucesso inesquecível de 2012, o trio formado, respectivamente, pelas personagens de Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond na novela “Cheias de Charme” balançou o Brasil com o hit “Vida de Empreguete”, que mistura elementos de ritmos como tecnobrega e pop contemporâneo. Na novela, As Empreguetes vivem uma história marcada por muito sucesso e confusões.

Em breve: Agrado e Duda (“Coração Acelerado”, 2026)

Isadora Cruz e Gabz, que viverão Agrado e Eduarda em 'Acelera Coração'
Isadora Cruz e Gabz, que viverão Agrado e Eduarda em ‘Acelera Coração’ (Vinícius Mochizuki/Divulgação)

Prevista para estrear no primeiro semestre de 2026, a próxima novela das 19h, “Coração Acelerado”, terá como protagonistas Agrado Garcia (Isadora Cruz) e Eduarda (Gabz), que formarão uma dupla sertaneja ao longo da trama. A obra irá abordar o universo sertanejo com destaque para o subgênero feminino do estilo musical, o feminejo.