As 25 melhores rappers femininas de todos os tempos
Nicki Minaj conquistou o topo da lista da Billboard


O cenário do rap de hoje não teria sido possível sem o papel pioneiro das MCs mulheres. Em uma época em que o campo era predominantemente masculino nos anos 1970 e 1980, essas destemidas artesãs das palavras – incluindo MC Lyte, Roxanne Shante, Salt-N-Pepa e Queen Latifah surgiram para transformá-lo.
MC Lyte, a primeira MC mulher a lançar um álbum solo de estúdio, e Roxanne Shante, que demonstrou seu domínio durante sua disputa lírica com “UTFO”, são apenas alguns exemplos do incrível talento que surgiu.
Salt-N-Pepa, com suas personalidades magnéticas e apelo sexual, mostrou ao mundo que as mulheres podem comandar o jogo com o melhor delas, tanto dentro quanto fora do microfone.
E então há Missy Elliott, cuja criatividade inata não apenas tornou os videoclipes de qualidade cinematográfica, mas também jogou as convenções pela janela, deixando um impacto duradouro no gênero.
Algumas das maiores obras-primas do rap hoje foram criadas por mulheres — incluindo “The Miseducation of Lauryn Hill”, de Lauryn Hill, que ganhou cinco Grammys; “Pink Friday”, de Nicki Minaj, que recebeu certificação de platina tripla; e agora o reverenciado projeto vencedor do Grammy de Doechii, “Alligator Bites Never Heal”.

O gênero não anda sem mulheres. Com uma enxurrada de artistas hoje ultrapassando a concorrência, variando de Megan Thee Stallion a Cardi B, GloRilla e Latto, é difícil imaginar o que seria do hip-hop se as MCs mulheres não tivessem voz na evolução cada vez maior do gênero.
Abaixo, a equipe da Billboard compila nossas escolhas para as 25 melhores rappers femininas de todos os tempos, de acordo com os seguintes critérios: conjunto de trabalhos/conquistas (singles/álbuns nas paradas, certificações de ouro/platina), impacto/influência cultural (como o trabalho da artista promoveu a evolução do gênero), longevidade (anos no microfone), letras (habilidades de contar histórias) e fluidez (capacidade vocal).
Veja as 25 melhores rappers femininas de todos os tempos
- Nicki Minaj
- Missy Elliott
- Lauryn Hill
- Lil Kim
- Queen Latifah
- MC Lyte
- Salt-N-Pepa
- Roxanne Shante
- Eve
- Foxy Brown
- Cardi B
- Da Brat
- Trina
- Left Eye
- Megan Thee Stallion
- Doja Cat
- Rapsody
- Remy Ma
- Latto
- Monie Love
- GloRilla
- Lady of Rage
- Gangsta Boo
- Doechii
- Tierra Whack
Por que Nicki Minaj em primeiro lugar?
“Eu sou a número um, vocês vão discutir sobre o top quatro”, Nicki Minaj ostentou com orgulho no “Pink Friday 2”. Quem mais você esperava ver no número 1 desta lista?
Quinze anos após deixar seu verso divino em “Monster” de Kanye West e entregar seu álbum de estreia seminal “Pink Friday”, a Primeira Dama do Young Money continua dando voltas na competição.
Minaj rapidamente usurpou o trono e reescreveu estilisticamente o manual para rappers femininas ao mesmo tempo em que se tornou uma arquiteta da música pop no processo.
Seja ela explorando suas personalidades de rap históricas Harajuku Barbie, Roman Zolanski ou Chun-Li, ou apenas cuspindo como Onika, a história do rap não pode ser contada sem Minaj – e ela tem muitos “filhos” ao redor da indústria correndo pelas portas que ela arrombou.
O ícone do Queens se tornou a primeira rapper mulher a eclipsar os hits de três dígitos da Billboard Hot 100 em 2018 (com 149 entradas em seu nome até a publicação) e sua conexão com os Barbz continua mais forte do que nunca, já que a “Pink Friday 2 World Tour” se tornou a turnê de maior bilheteria para uma rapper mulher na história. Uma coisa é certa, o caminho para a coroa em uma lista como essa ainda passa pela Gag City.
