Você está lendo
Após visita de Anitta, interesse pelo Xingu cresceu no Google

Após visita de Anitta, interesse pelo Xingu cresceu no Google

Pesquisas sobre povos indígenas aumentaram após viagem de cantora

Anitta no Xingu

Após a visita da Anitta ao Xingu, o Google Brasil registrou um aumento nas buscas sobre povos indígenas. Segundo o perfil Mídia Indígena, as pesquisas sobre as populações do Xingu aumentaram mais de 450% no país.

VEJA TAMBÉM
Anitta em sua skin de Free Fire (Reprodução/Instagram)

As buscas gerais sobre povos indígenas cresceram 6.200% em apenas 24h. A cantora foi ao Xingu com Luciano Huck. A visita faz parte do programa “Domingão” da TV Globo.

“Isso mostra como a visibilidade importa em um contexto de apagamento histórico da pauta indígena. Ser convidado para um ritual, receber uma pintura, vivenciar saberes ancestrais, tudo isso faz parte da construção de alianças verdadeiras, baseadas em respeito, afeto e amizade”, disse o veículo.

“Quem insiste em dizer que indígenas são ‘influenciados por ONGs’ nos nega a condição de sujeitos capazes de decidir, sentir e conquistar. Essa visão estereotipada tenta reduzir a nossa potência, mas não consegue. Nossos rituais, saberes e práticas conquistam corações e sensibilizam a sociedade para os nossos direitos.”

Nas redes sociais, Anitta agradeceu o convite e falou sobre a importância da viagem.

“Fomos até o Xingu, na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, onde vivenciei de perto o Kuarup, ritual que celebra a memória e a trajetória daqueles que já fizeram passagem. Além disso, tive a honra de conhecer o Cacique Raoni, na Terra Indígena do povo Kayapó, esse homem que dedica anos da sua vida à defesa da floresta, à proteção dos territórios indígenas e ao futuro da humanidade.”

“Vocês sabiam que florestas como a Mata Atlântica e a Amazônia foram cuidadas e manejadas ao longo de milênios pelos povos indígenas? Esse é um legado para todo o Brasil — e também um compromisso de todos nós: defender os verdadeiros guardiões das florestas!”.

Anitta no Xingu
Anitta no Xingu (Mídia Indígena)

“Mas como faremos isso se o Congresso Nacional pode regulamentar a mineração em grande escala nesses territórios ou impedir novas demarcações? Recentemente, a Comissão de Direitos Humanos aprovou o PL 6040/23, que libera garimpo e outras atividades em Terras Indígenas. Ao mesmo tempo, a Lei 14.701/2023 ameaça inviabilizar novas demarcações, promovendo um grande retrocesso nos direitos dos povos indígenas. Precisamos de uma resposta rápida do STF para garantir a proteção desses territórios e de suas comunidades.”

“Por isso, convido todos vocês a se tornarem aliados dos povos indígenas. Eles precisam ser ouvidos, considerados e respeitados! Não podemos permitir que tantos projetos de vida e futuros inteiros continuem sendo devastados. Precisamos sensibilizar políticos, ministros do STF e todos que tomam decisões: os povos indígenas são parte da solução para as mudanças climáticas e para um futuro mais verde e sustentável.”

Anitta no Xingu (Reprodução Instagram Mídia Indígena)
Anitta no Xingu (Reprodução Instagram Mídia Indígena)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.