Após dois anos na NTS, ANTCONSTANTINO estreia programa na Rinse FM
Rádio inglesa foi fundamental para popularização do grime no início dos 2000
O produtor fluminense ANTCONSTANTINO está de casa nova. Depois de quase dois anos como residente da NTS, ele agora realiza um sonho de adolescência ao estrear na londrina Rinse FM. A estreia acontece nesta quinta (19).
Fundada em 1994 por Geeneus, Slimzee e outros colegas na pira de criar uma estação pirata de jungle, a rádio se popularizou sendo transmitida de cozinhas e lajes em East London. No final dos anos 1990, mudou o foco para UK garage, criando as bases para o grime emergente. Artistas como o astro Skepta afirmam que sem a estrutura da rádio pirata – e em especial a Rinse – o grime não teria espaço para se desenvolver.
“Eu recebi um email, do nada, para participar da Rinse. Achei até doido porque, anteriormente, era eu quem mandava email para uma cacetada de gente para tentar entrar na NTS. Já tinha feito 25 programas lá, foi um período foda. Adoro a NTS, o visual. Me sentia livre. Mas eu decidi mudar porque acredito que, quando se fala de grime, a Rinse tem um peso maior ainda. A maioria dos sets que eu ouvia para pesquisar grime era por lá”, diz Antônio.
O último programa na NTS foi feito em abril.
A mudança de casa não vai impactar o conceito: ele continua no quarto, soltando pedradas. “Eu fico mais solto assim. O que vai ter de diferente serão os convidados”. O primeiro programa recebe o MC Marlon PH. “Quero usar o programa como vitrine, para levar pessoas e proporcionar esse sentimento bom a elas”. O produtor vai alternar entre um MC e um produtor entre os convidados. “Quando for MC, ele vai rimar em cima das minhas bases; Quando for um produtor, ele faz 30 minutos só de tracks dele. Quero dividir esse espaço com meus amigos”, explica já adiantando o nome de Pedro Chediak como um dos convidados.
ANT vai usar os programas da Rinse para, em áudio, voltar a ter um contato mais profundo com MCs como fez nas gravações da série PURGATORIUM —especial que combinava improviso e entrevistas gravadas em um porão em Duque de Caxias.
“Eu quero fazer esse lance de convidados porque gravar um ‘Purgatorium’ é muito burocrático, depende de câmera, um monte de coisa. Na Rinse é só áudio. Vou na casa do maluco e gravo. Quero me enfiar mais até no meio do funk —porque acredito que fazem coisas semelhantes as que eu faço. Quero me manter novo e trazer essa nova geração para perto de mim”, diz.
Em 2025, ANTCONSTANTINO lançou “Nota 10”, primeiro EP de Maskotte, MC de Belford Roxo —a dupla, com Chediak, é responsável pela pancada “Notas”, de 2023. Agora, ele finaliza o EP do RB99 —previamente responsável por “Quatcha“, de 2022. “E tem um EP meu com algumas participações pra soltar. Mas vai sair uma coisa de cada vez.