Angra traz formação clássica para a segunda noite do Bangers Open Air
Os músicos que fizeram 'Rebirth' não se apresentam juntos desde 2008
O quinteto paulistano Angra, ícone do chamado metal melódico (ou power metal) é o segundo headliner do Bangers Open Air, festival dedicado a várias vertentes do rock pesado. O grupo se apresenta no dia 26 de abril, fechando a segunda noite do evento. Aliás, será a primeira vez que uma festa desse porte fecha a noite com uma atração nacional.
A principal novidade, contudo, está na formação do quinteto. Será a primeira vez, em 18 anos, que o Angra reúne a formação do disco “Rebirth”, de 2001. Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro (guitarras), Edu Falaschi (vocais), Felipe Andreoli (baixo) e Aquiles Priester (bateria) não tocam juntos desde 2008, quando a saída do baterista foi sucedida pelas de Falaschi, pouco depois do Rock in Rio de 2011, e de Loureiro, que zarpou do grupo para assumir a guitarra do Megadeth. Os postos do vocalista e dos músicos foram assumidos pelos bateristas Ricardo Confessori e Bruno Valverde (o atual titular das baquetas); o italiano Fabio Lione assumiu os vocais e Marcelo Barbosa responde pelas guitarras. O Angra Reunion trará essas duas formações para o palco.
“Rebirth”, como o próprio nome indica, significou o renascimento do Angra. Em agosto de 2000, o vocalista Andre Matos, o baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori anunciaram sua saída do grupo após desentendimentos financeiros –eles, posteriormente, criaram o grupo Shaman. A solução foi recrutar três talentos emergentes do cenário do rock pesado: Edu Falaschi era do Symbols; Felipe Andreoli tocava no Karma e Aquiles Priester liderava o grupo Hangar. O disco contou com a produção de Dennis Ward (o mesmo de “Giants & Monsters”, mais recente trabalho dos alemães do Helloween) e elevou o Angra a um novo patamar de popularidade.
“A parte mais importante dessa transição (e por consequência do ‘Rebirth’) foi a banda continuar com o sucesso que já tinha após uma mudança tão radical na formação –e principalmente por terem perdido o Andre Matos, uma das maiores vozes da história do rock”, explica Antonio Carlos Monteiro, redator da Roadie Crew, uma espécie de Bíblia do fã brasileiro de heavy metal. “O maior mérito desse disco está nas canções que, entre outras coisas, mantinham aquela complexidade que caracterizava a banda e ao mesmo tempo eram facilmente assimiláveis, com refrãos que você ouve uma vez e já sai cantando junto. ‘Rebirth’ não envelheceu, deixa-se ouvir com maior facilidade. Tanto que a banda vinha encerrando os shows com ‘Nova Era’, que é desse disco”, conclui o especialista.
Sobre o Bangers Open Air
A quarta edição do Bangers Open Air acontece dias 25 e 26 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Os primeiros nomes divulgados foram Black Label Society, Primal Fear, Tankard, Feuerschwanz, Korzus, Nevermore, Project46, Within Temptation e Crypta. Entre as atrações, estão Killswitch Engage, Jinjer, e o tão requisitado pelo público In Flames. Também foram confirmadas as presenças de Winger, Fear Factory, Onslaught, Evergrey, Eluveitie, Amaranthe, Dirkschneider, Lucifer, Cobra Spell, Crazy Lixx, Roy Khan, Seven Spires, Silver Dust, Visions Of Atlantis, e Smith/Kotzen, de Adrian Smith (Iron Maiden) e Richie Kotzen.
LINE UP COMPLETO DO FESTIVAL
SÁBADO, 25 DE ABRIL DE 2026
TWISTED SISTER
IN FLAMES
BLACK LABEL SOCIETY
KILLSWITCH ENGAGE
JINJER
FEAR FACTORY
EVERGREY
TANKARD
AMH
ONSLAUGHT
FEUERSCHWANZ
CRYPTA
VIOLATOR
LUCIFER
KORZUS
OVERDOSE
HANGAR
SEVEN SPIRES
MARENNA
OZZY TRIBUTE
SCHOOL OF ROCK
DOMINGO, 26 DE ABRIL DE 2026
ANGRA REUNION
WITHIN TEMPTATION
SMITH/KOTZEN
WINGER
AMARANTHE
NEVERMORE
PRIMAL FEAR
ELUVEITIE
DIRKSCHNEIDER
CRAZY LIXX
ROY KHAN
PROJECT46
VISIONS OF ATLANTIS
NOTURNALL
COBRA SPELL
SILVER DUST
TROVÃO
MALVADA
PARADISE IN FLAMES
CHAOS SYNOPSIS
CLASH BULLDOG’S
Os ingressos estão disponíveis pelo site Clube do Ingresso. Consulte valores, condições e setores disponíveis aqui.








