Ana Castela em Barretos: do choro ao cargo de embaixadora
Cantora se apresenta neste sábado (23) no evento
Ana Castela surgiu como um furacão na música sertaneja, dominando as paradas musicais, os charts da Billboard Brasil, o coração dos fãs e de grandes festas do gênero, como a Festa do Peão de Barretos. A cantora estreou no evento em 2022, com um show no palco secundário do Parque do Peão, e deixou a organização assustada com seu poder. Era quase impossível andar ao redor da Casa dos Artistas, onde os cantores confirmados na programação se preparam antes de entrar no palco. Esse frenesi carimbou seu passaporte de retorno para Barretos em 2023, dessa vez no palco principal.
O momento era de felicidade. O auge de qualquer artista sertanejo é pisar no palco principal de Barretos, mas para Ana acabou tendo uma pitada de pesadelo. Enquanto se preparava para cantar “Solteiro Forçado”, um dos seus maiores sucessos, ela desabou a chorar pois não conseguia alcançar as notas mais altas da música. Ela relembrou o episódio em conversa com a Billboard Brasil.
“Chorar ali na frente de todo mundo foi uma forma de mostrar que eu também sou humana, que eu também sinto, que tudo é real. Naquele momento, eu só fui eu mesma”
+Leia mais: Como Ana Castela criou um dos maiores sucessos de sua carreira
A fênix do sertanejo
Ana cumpriu a promessa que fez ao público enquanto chorava, e se dedicou ainda mais para melhorar a própria voz. Fez aulas com fonoaudióloga e, com o tempo, passou a olhar para a sua saúde mental. “Aprendi a confiar mais em mim, a aceitar que imprevistos vão acontecer. O importante é seguir em frente, aprender com cada um deles e continuar sendo quem a gente é”.
Esse momento de vulnerabilidade deixou o nome de Ana ainda mais em evidência, tanto para o público como para os organizadores da festa. A humildade da cantora em abrir o coração na frente de uma multidão fez com que ela voltasse em 2024 e, em 2025, fosse escolhida para ser a embaixadora da edição em que a Festa do Peão completa 70 anos. “É uma responsabilidade enorme, e também uma honra. A festa de Barretos é um marco na história do sertanejo, e poder representar isso de alguma forma é muito especial. Um reconhecimento que me deixa muito feliz”.
Esse também é o sentimento de Raphael Soares, um dos empresários da carreira de Ana. Sua chegada em Barretos em 2025, com o papel de embaixadora embaixo do braço, é uma prova do amadurecimento da cantora. “[Naquela época] o mercado entendeu que, além do talento, ela tem coragem de se expor com autenticidade, e isso só reforçou sua conexão com as pessoas”, disse, em conversa com a Billboard Brasil.
Raphael contou que, nos bastidores, eles passaram a ter um cuidado maior com a preparação vocal de Ana e ampliaram o suporte técnico para sua carreira. Até mesmo a agenda bombada da cantora foi reavaliada, para que ela pudesse ter mais tempo de descanso.
“Hoje a Ana chega a Barretos com uma postura completamente diferente: mais madura, mais confiante e com a responsabilidade de representar a festa como embaixadora. É um título que carrega muito peso histórico e ela está preparada para honrar esse posto.”