Amabbi aposta no flow tropical em ‘Calma Shawty’: ‘Fora da zona de conforto’
O single foi produzido por DalePlay, produtor de canções de Bad Bunny e J-Lo
Uma das riquezas musicais da América Latina é a possibilidade de se fundir com outros gêneros e criar novas vertentes. Além do funk e reggaeton, que gerou o funketon, o experimento que vem ganhando os charts é a mescla destes estilos com o afrobeats. Quem se aventurou e fez um intercâmbio sonoro foi Amabbi, ela se uniu à cantora PAPA e ao produtor venezuelano DalePlay na tropical “Calma, Shawty”.
Enquanto o pop voltou com força as paradas internacionais, uma combinação fresca de reggaeton com o ritmo originário da África do Sul segue crescendo e ganhando espaço. A música La Plena, de W Sound, Beéle e Ovy On The Drums, se destaca em meio ao mar de hits de origem norte-americana — atualmente, a faixa ocupa o 11º lugar no Billboard Global 200.
Antenada nas tendências e disposta a navegar por outros mares, Amabbi, que se considera uma artista de música urbana, fez experimentos com o pop, trap, funk e, agora, com o afrobeats na envolvente “Calma, Shawty”. Em entrevista à Billboard Brasil, a cantora falou sobre sua nova aventura.
LEIA MAIS: Conheça Ovy On The Drums, amigo de Vini Jr., Lud e braço direito de Karol G
“É como estudo, um laboratório. Uma das músicas desse laboratório que deu certo”, enfatiza.
“É legal quando falamos sobre música urbana, porque ela envolve todo tipo de som, pegando um pouquinho de cada coisa. Sair da zona de conforto e transitar por outros estilos musicais. Isso é muito importante para a construção de carreira.”
No novo single, ela conta com a colaboração de PAPA e o produtor DalePlay, que já assinou produções de nomes como Piso 21, Bad Bunny, Ozuna e Jennifer Lopez. Amabbi conheceu o músico por meio de um amigo em comum e, quando se encontraram, a conexão musical foi instantânea.
“Nos conhecemos ali, no agora, ao vivo. Mostrei algumas músicas que eu lançaria no álbum ‘Versos e Voos’ — ele se amarrou”, conta Amabbi. “O pessoal de fora gosta muito da nossa brasilidade. Nossa música é muito rica”, completa.
“Calma Shawty”, que mescla português, inglês e espanhol nos versos, ganhou um clipe solar inspirado no cinema espanhol e argentino. A direção é de Felipe Gomes.
O nome da música, inclusive, foi inspirado no jeito agitado de Amabbi. “Sou uma pessoa muito elétrica, e a PAPA é bem calma. Aí surgiu “Calma, Shawty”. No estúdio, ela ficava o tempo todo dizendo: ‘Calma, Amabbi, calma!'”, relembra.
Ouça o último álbum de Amabbi ‘Versos e Voos’
O Billboard Global 200 classifica as principais músicas com base em streaming e/ou vendas de mais de 200 territórios ao redor do mundo, incluindo o Brasil, conforme monitorado pela Luminate. A classificação é baseada em uma fórmula ponderada que incorpora streams oficiais apenas entre assinaturas e acompanhados por anúncios dos principais serviços de áudio e vídeo, além de vendas digitais dos principais varejistas de música em todo o mundo. Atualizamos os charts semanalmente, às quartas-feiras, e referem-se aos dados da semana anterior.