Você está lendo
Aleluia! Monsters of Rock dá início à semana santa do heavy metal

Aleluia! Monsters of Rock dá início à semana santa do heavy metal

Festival traz as principais lendas do rock pesado mundial

Avatar de Sérgio Martins
O grupo alemão Scorpions, que se apresenta no Monsters of Rock

No início dos anos 1990, o empresário do ramo do entretenimento José Muniz Neto sondou gravadoras e possíveis patrocinadores sobre as chances de organizar no Brasil um festival dedicado ao rock pesado. Escutou que era mais fácil patrocinar uma apresentação de Bryan Adams, xaroposo roqueiro canadense. 

Adams, embora tenha emplacado um ou outro sucesso no país, nunca ganhou a admiração do público brasileiro. Por outro lado, Muniz não poderia ter feito escolha melhor: o Monsters of Rock, festival concebido por ele, comemora três décadas de existência e oito edições, sempre trazendo o que há de melhor na sonoridade pesada mundial.

VEJA TAMBÉM
O grupo americano Slipknot

“A gente trabalha com os verdadeiros monstros do estilo”, comenta Muniz. O Monsters versão 2025 traz um panorama do rock pesado das décadas de 1970, 1980 e 1990. Os veteranos Scorpions e Judas Priest são as principais atrações, mas a programação conta ainda com o rock progressivo do Opeth, do metal melodioso do Stratovarius e Queensryche e do hard radiofônico do Europe, além do Savatage, grupo que trafegou por diversas vertentes do modo pauleira –do hard rock ao metal progressivo.

Muniz cuida até hoje da curadoria do festival, que tem como principal qualidade a mistura de diversas vertentes do rock. A primeira edição, de 1994, trazia o punk metal do Suicidal Tendencies ao lado do hard rock do Kiss, o thrash do Slayer “duelando” com os pioneiros Black Sabbath. “A gente procura sempre trazer o que há de melhor disponível no mercado”, diz o empresário. A apresentação principal do Monsters acontece neste sábado, dia 19 de abril, no Allianz Park. Mas haverá alguns shows paralelos. Judas Priest e Queensryche tocam no dia 20 de abril no Vibra São Paulo. Dia 21 é a vez de Opeth e Savatage tocarem no Espaço Unimed (São Paulo). Os Scorpions se apresentam na mesma data no Qualistage, no Rio (maiores informações sobre locais e ingressos aqui).

O grupo inglês Judas Priest (Andy McGovern/ Divulgação)
O grupo inglês Judas Priest (Andy McGovern/ Divulgação)

O consumidor de rock pesado tem uma fé inabalável. Em especial, nas plataformas de streaming. A pesquisa do Spotify, por exemplo, aponta um aumento de 25% do consumo do gênero, de 2023 para 2024. É um público majoritariamente masculino, sendo 25% entre 18 a 24 anos e mais 25% na faixa etária de 25 a 29 anos. As bandas mais populares são as que fazem um amálgama de rock pesado, música eletrônica e heavy metal, sendo que Slipknot, Linkin Park e System of a Down estão entre as campeãs. O relatório da Deezer, por seu turno, aponta um consumidor masculino (86,7%) e na faixa de 26 a 45 anos. Os prediletos são os artistas mais tradicionais, como Iron Maiden, AC/DC e Metallica, além dos brasileiros Angra, Sepultura, Shaman, Edu Falaschi e a revelação Black Pantera. E se as rádios tradicionais não dão bola para o gênero (sua porcentagem de consumo está na faixa de 0,42%), é do Brasil o programa mais longevo dedicado ao rock pauleira –o “Backstage”, apresentado pelo jornalista Vitão Bonesso, que completou 37 anos no ar.

Muniz acredita que há outros fatores determinantes além da qualidade musical. “Acho que além da escolha do line-up, o cuidado que temos com a criação das artes a cada ano, a experiência nos estádios, os fãs reagem a cada edição como se fosse a sequência de um grande blockbuster da Marvel e da DC Comics. Temos fãs que acompanham o festival desde a primeira edição, na época adolescentes e hoje pais e avós levando a nova geração para 12 horas de música executada com maestria por heróis de gerações”, finaliza Muniz. Hora então de tirar a lendária camiseta preta do armário!

Veja line-up completo e horários do Monsters of Rock 2025

  • 11h30 – Stratovarius
  • 12h55 – Opeth
  • 14h20 – Queensrÿche
  • 15h50 – Savatage
  • 17h20 – Europe
  • 19h10 – Judas Priest
  • 21h25 – Scorpions
Cartaz do festival Monsters of Rock 30 anos (divulgação)
Cartaz do festival Monsters of Rock 30 anos (divulgação)

Leia mais

Veja o provável setlist do Scorpions

Veja o provável setlist do Judas Priest

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.