ADOR, empresa do NewJeans, tira Min Hee Jin do cargo de CEO após polêmicas
Anúncio foi feito nesta terça-feira (27)
A ADOR, empresa responsável pelo grupo de kpop NewJeans, anunciou a nova CEO. Kim Joo Young, especialista em recursos humanos, foi nomeada para substituir Min Hee Jin –após uma série de polêmicas envolvendo a executiva.
KPOP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
Min Hee Jin vai continuar na empresa como diretora interna e vai continuar como produtora do NewJeans.
Após a declaração da ADOR, um representante da empresária afirmou para o jornal “Star Today” que a decisão foi tomada sem seu consentimento.
“A decisão de demitir a CEO Min Hee Jin foi tomada unilateralmente sem seu consentimento, o que é uma clara violação do acordo de acionistas”, disse a fonte.
“A empresa anunciou que Min Hee Jin continuaria produzindo para a NewJeans, mas isso não foi discutido com ela e é uma notificação unilateral da empresa”, afirmou.
A indústria do kpop ficou agitada com disputa entre a HYBE, a maior agência do gênero, responsável pelo BTS, e a gravadora subsidiária ADOR, que administra o grupo feminino NewJeans.
O conflito começou quando o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, pediu o início do processo de demissão contra o CEO da Ador, Min Hee-jin, acusando-a de tentar tomar o controle total da empresa –a HYBE detém 80% da companhia.
Um documento, elaborado pelo executivo “A” (supostamente um assistente próximo de Min Hee-jin), em 23 de setembro, descreve termos para “alterações contratuais” e planos para “atrair investidores externos”.
Outro documento, de 29 de setembro, inclui declarações sobre “escapar [da HYBE]” e garantir que “ninguém possa nos tocar”.
A HYBE vê os documentos como prova de que a executiva estava pressionando pela venda da participação da HYBE na Ador para obter o controle ou para adquirir o NewJeans e formar uma empresa separada.
Em resposta, Min Hee-jin negou veementemente essas acusações e respondeu acusando a HYBE de copiar o conceito do NewJeans.