Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Grupo Chocolate explica tática de marketing por trás de ‘Alô Virgínia’

Música está entre as mais ouvidas do país

Alô Virginia é sucesso de Grupo Chocolate e Turma do Pagode

Alô Virginia é sucesso de Grupo Chocolate e Turma do Pagode

Se você esteve no Brasil nos últimos meses, você provavelmente ouviu (ou viu o vídeo da dancinha) da música “Alô Virgínia”.

A parceria entre o Grupo Chocolate e o Turma do Pagode invadiu as paradas de sucessos do país e, atualmente, a música ocupa a 28ª posição no Billboard Brasil Hot 100.

Para entender um pouco desse sucesso da internet, a Billboard Brasil conversou com os integrantes do grupo Chocolate, nascido no Rio Grande do Sul e formado por Luiz Alberto, Gabriel Rocha, Matheus Dias e Léo Maia.

“‘Alô Virginia’ veio através do Marcelinho [Marcelinho TDP, integrante do Turma do Pagode]. Ele é nosso produtor musical e apresentou essa ideia”, explica Gabriel.

Luiz conta a curiosidade da letra.

“Quando a gente viu ali na letra “Virgínia”, “body splash de vanilla” a gente pensou: ué?!. Mas foi uma curiosidade no bom sentido.”

A estratégia orgânica de “Alô Virgínia”

Para quem ainda não ouviu a canção, ela trata de um relacionamento em que o homem, após viver uma paixão com uma mulher adepta dos produtos da WePink, marca da empresária e influenciadora Virgínia Fonseca, tenta contar com ela para cancelar o body splash de baunilha, pois o cheiro lembra a amada.

Muito presente nas redes, após a gravação da música, o grupo teve uma ideia: percorrer as ruas de Porto Alegre e gravar um vídeo comprando todos os produtos nas lojas da cidade.

Antes mesmo de o vídeo se tornar viral, a música chegou à citada. “É lógico que o nosso objetivo era que chegasse nela, e chegou mais rápido do que a gente imaginava. Dois dias depois do lançamento, já chegou nela”, diz Gabriel.

A obviedade citada por Gabriel reforça a importância de um repost ou de uma dancinha feita por Virgínia. Desde os tempos de romance com o cantor Zé Felipe, a empresária é uma espécie de leme de canções virais.

Ou seja: se Virgínia, que acumula quase 100 milhões de seguidores no Instagram e no TikTok, postar uma música sua, as chances de sucesso vão à Lua.

Porém, esse caminhão de impulsionamento faz com que surjam dúvidas sobre a organicidade das publicações.

“Muita gente se questionou se a gente tinha pago, se ela tinha nos pago, se ela virou sócia do grupo… E não. Foi um plano de marketing nosso e, de forma orgânica, ela começou a postar”, explica Matheus.