Estátua de Martinho da Vila será inaugurada no Rio em 2026
Monumento de 14 metros ficará em Vila Isabel e já entrou em fase de execução
A cidade do Rio de Janeiro prepara uma homenagem de grande porte para um dos maiores nomes da música brasileira.
Segundo o jornal “Extra”, uma escultura de Martinho da Vila será instalada na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, Zona Norte da capital, com inauguração prevista para o início de 2026.
O cantor e compositor recebeu em casa, na Barra da Tijuca, a equipe responsável pelas medições iniciais da obra.
Todo de branco, Martinho posou para os artistas que darão forma ao monumento. A estátua terá tamanho natural e ficará posicionada sobre uma coroa de aço, compondo um conjunto que alcançará 14,20 metros de altura.
O projeto foi idealizado pelo carnavalesco Paulo Barros, que escolheu como referência a canção “Canta, canta, minha gente”, de 1974, um dos grandes sucessos do artista. A execução será assinada pelo escultor Mário Pitanguy, responsável também pela estátua de Zico inaugurada no ano passado em Quintino, durante as celebrações dos 70 anos do ex-jogador.
A escultura em bronze de Martinho terá custo de R$ 608 mil. Já a produção da coroa e as intervenções na Praça Barão de Drumond somam investimentos estimados em R$ 4,84 milhões. A licitação das obras está prevista para o dia 19 de setembro, sob coordenação da Secretaria Municipal de Conservação.







