Eliminatórias de samba-enredo da Unidos da Tijuca começam nesta quinta (7)
A Unidos da Tijuca homenageará Carolina de Jesus em 2026 (Instagram)
A Unidos da Tijuca inicia, nesta quinta (7), às 19h, a disputa de samba para o Carnaval 2026. O enredo da tetracampeão do Carnaval carioca será a escritora Carolina Maria de Jesus.
Sete obras foram inscritas no concurso. A grande final será no dia 13 de setembro. Todas as composições estão disponíveis no YouTube oficial da agremiação. A Unidos da Tijuca desfilará na Marques de Sapucaí dia 16 de fevereiro de 2026. O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.
Carolina de Jesus ficou famosa por seu primeiro livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, publicado em 1960. O livro fez um sucesso estrondoso, tendo vendido 10 mil exemplares em apenas uma semana, e sido traduzido para treze idiomas e distribuído em mais de quarenta países. A publicação e a tiragem recorde, cerca de 100 mil em três edições sucessivas, revelaram o interesse do público e da mídia da época pelo da narrativa da catadora de papéis.
Ela também lançou um álbum em 1961:
Em 2025 o Rio de Janeiro é capital mundial do livro, e a Unidos da Tijuca será, até aqui, a única escola com enredo literário do carnaval no carnaval do ano seguinte. A última vez que a agremiação trouxe uma biografia literária como enredo, foi em 1982 com Lima Barreto, também negro e fundamental na construção do ideário brasileiro.
A quadra fica na Avenida Francisco Bicalho, 47, no Santo Cristo, e a entrada do público é franca até as 21h.
Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma oficial.







