Chitãozinho e Xororó emocionam em nova trend; veja fotos históricas
Dupla entrou na trend "Há quanto tempo vocês cantam juntos"
A maior dupla sertaneja do Brasil tem mais de cinco decadas de história. Por isso, Chitãozinho e Xororó emocionaram os fãs quando entraram na trend de internet: “Há quanto tempo vocês cantam juntos”. A ideia é simples: mostrar por meio de fotos a trajetória do artista. Com tantas histórias para contar, as fotos emocionaram os fãs.
“Os cantores com a carreira mais bonita do Brasil, sempre juntos!!!👏👏❤️❤️🙌”, disse Leila Bastos. Já Rosana comentou: Uma vida meus amigos 😍além de referência vcs são um exemplo de ser humano família parceria e respeito por todos os fãs Deus abençoe vocês sempre”.
Maria Luiza Schneider escreveu sobre uma sensação comum para muitos fãs: “Que história! Quanta memória essa dupla me proporciona. É como se eu acompanhasse desde 1970 😅❤️”. Ismally Sanches completou: ” Tiveram que resumir pra caber nas fotos!”
Veja abaixo uma seleção de fotos que a dupla usou na trend e os anos que foram tiradas.
A linda carreira de Chitãozinho e Xororó
Chitãozinho (José Lima Sobrinho) e Xororó (Durval de Lima) nasceram em 1954 e 1957, respectivamente, em Astorga (PR), e formam uma das duplas mais influentes da música sertaneja. Iniciaram a carreira na infância, influenciados pelo pai, Mário Costa Lima. Eles estrearam profissionalmente em 1970 com o disco “Galopeira“.
Nesse primeiro disco, a dupla já mostrou um pouco da revolução que iria se consolidar nos anos posteriores: a adição de guitarras e a eletrificação do som caipira tornou a música sertaneja mais urbana. E mesmo com esse novo olhar, eles nunca deixaram de lado a músicas genuinamente caipiras como é o caso de “Tocando a boiada” (Mário Lima e Waldemar Segur).
Em 1979, Chitãozinho e Xororó lançaram o primeiro álbum bem-sucedido comercialmente, o “60 dias apaixonado” com uma forte vertente romântica.
Com muito carisma, talento e profissionalismo, a dupla deu voz para alguns dos maiores hits das rádios, verdadeiros hino do Brasil como “Fio de Cabelo“ (1982) e “Evidências“ (1990).
Chitãozinho e Xororó abriram caminho para o gênero no mainstream. Com mais de 50 discos e 40 milhões de cópias vendidas (segundo a ABPD), a dupla é recordista em prêmios, incluindo Grammy Latino, Prêmio Multishow e Melhores do Ano (TV Globo).
Em uma conversa com a Billboard Brasil nos bastidores do show em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, eles falaram sobre o segredo para essa longevidade. “A gente não sabe se existe um segredo. Só sei que a gente faz tudo com muito amor, desde o comecinho da nossa carreira”, contou Xororó.
Ele também atribui essa estrada de sucesso ao carinho que a dupla recebe dos fãs durante todo esse tempo. “Talvez seja isso. É gravar aquilo que encanta a gente primeiro, que a gente sente a emoção. A gente procura transmitir essa paixão que a gente sente pela música”.
Xororó complementa: ”Enquanto existir o amor, essa vontade de cantar música sertaneja, nós estaremos aqui”.