Você está lendo
Gilberto Gil se declara a Preta Gil: ‘Sempre tive orgulho’

Gilberto Gil se declara a Preta Gil: ‘Sempre tive orgulho’

Cantora morreu no último domingo (20), aos 50 anos

Preta Gil participa de show do pai, Gilberto Gil, no Allianz Parque em São Paulo (Leo Franco Agnews)

Gilberto Gil compartilhou um vídeo em homenagem a Preta Gil na manhã desta quinta-feira (24), quatro dias após sua morte. As imagens relembram um momento dos dois nos palcos, junto de fotos da infância.

VEJA TAMBÉM
Preta Gil

O vídeo também mostra uma entrevista de Preta, em que ela diz que Gil sempre a incentivou a cantar músicas de seu próprio repertório. “Ele falou: ‘cante suas músicas’. É uma forma também dele mostrar o quão orgulhoso ele é da gente”. No show em questão, Preta canta “Vá se Benzer”, faixa lançada por ela em 2017 como parte do álbum “Todas as Cores”.

+Leia mais: Circuito de megablocos do Rio levará nome de Preta Gil

Na legenda da publicação, Gil fez questão de reforçar que Preta estava mais do que certa: “Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”, escreveu o cantor.

Preta morreu no último domingo (20), nos Estados Unidos. Ela estava no país para um tratamento experimental contra um câncer, inicialmente diagnosticado em 2023. A cantora passou por diversas cirurgias ao longo dos anos, mas não resistiu.

Seu velório acontece nesta sexta-feira (25), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em uma cerimônia aberta ao público.

 

A morte de Preta Gil

A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20) aos 50 anos. A notícia foi confirmada por sua equipe e família nas redes sociais. Ela estava tratando um câncer, inicialmente diagnosticado em 2023, nos Estados Unidos. Em dezembro do último ano, ela foi submetida a uma cirurgia de mais de 20 horas. Preta teve um único filho: Francisco Gil.

Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta está inserida no mundo da arte desde o berço. Filha de Gilberto Gil, um dos maiores nomes da música brasileira, cresceu cercada dos “titios” Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Seu primeiro lançamento musical chegou em 2003, com o disco “Pret-a-Porter”. Ela sempre se dedicou a MPB, pop, axé e marcou a música brasileira com faixas como “Sinais de Fogo” e “Só o Amor”.

No ano passado, Preta lançou a biografia que celebrava os 50 anos. Em um dos trechos, ela citou um conselho do pai, que a ajudou a enfrentar as complicações da infecção generalizada sofrida em 2023. “Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela e vamos voltar para ela, isso faz parte da vida. Se estiver sendo muito difícil para você e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado para você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando”, disse Gilberto. O conselho inspirou Preta a unir forças para lidar com a doença.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.