9 estrelas do pop que já abriram o jogo sobre saúde mental
Saúde mental virou tema recorrente de grandes artistas
Por muito tempo, muitas pessoas — incluindo músicos — lutaram silenciosamente com questões de saúde mental, colocando uma fachada de felicidade para o resto do mundo.
Mas as coisas têm mudado. Nos últimos anos, muitos artistas de diferentes gêneros têm usado suas plataformas para falar abertamente na esperança de desestigmatizar tudo, desde a depressão até o transtorno bipolar e mais, ao compartilhar suas próprias lutas e métodos de enfrentamento.
A Billboard Brasil destaca alguns artistas que compartilharam suas experiências para incentivar os milhões de fãs que os escutam.
Lady Gaga
Gaga revelou em 2016 que sofre de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Em uma carta aberta em seu site Born This Way Foundation, ela compartilhou: “Eu lutei por um tempo sobre quando, como e se eu deveria revelar meu diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Depois de cinco anos procurando respostas para minha dor crônica e a mudança que senti no meu cérebro, finalmente estou bem o suficiente para contar a vocês. Existe muita vergonha associada à doença mental, mas é importante que vocês saibam que há esperança e uma chance de recuperação.”
Ed Sheeran
“Eu tenho ansiedade social. Eu odeio grandes grupos de pessoas, o que é irônico, porque eu toco em shows para viver”, disse Sheeran a Charlamagne the God em uma entrevista de 2019. “Mas eu simplesmente me sinto claustrofóbico e não gosto de estar perto de muita gente.”
A estrela pop também chamou sua série emocional de 2023, The Sum of It All, de “um retrato de luto, saúde mental e depressão” durante uma exibição em maio na cidade de Nova York.
Adele
A cantora vencedora do Grammy falou sobre sua depressão pós-parto em uma matéria de capa da “Vanity Fair” de 2016, quando explicou por que estava receosa em ter outro filho após a chegada de seu filho Angelo. “Eu estou com muito medo. Eu tive uma depressão pós-parto muito forte depois de ter meu filho, e isso me assustou”, ela disse, observando que não tomou antidepressivos.
Billie Eilish
A jovem superestrela pode estar no topo do mundo profissionalmente, mas sua recém-descoberta fama a levou à depressão e pensamentos suicidas, ela contou a Gayle King antes do Grammy de 2020. “Eu estava tão infeliz no ano passado… Eu estava tão infeliz e eu estava, tipo, sem alegria. Nunca pensei que seria feliz novamente, nunca”, disse ela. “Eu não quero ser muito sombria, mas eu genuinamente não achei que fosse, tipo, conseguir chegar aos 17.”
Mariah Carey
“Até recentemente, eu vivia em negação e isolamento, com medo constante de que alguém me expusesse. Era um fardo muito pesado para carregar e eu simplesmente não podia mais fazer isso. Eu procurei e recebi tratamento, coloquei pessoas positivas ao meu redor e voltei a fazer o que eu amo — escrever músicas e fazer música”, ela revelou à People em 2018 sobre seu diagnóstico de transtorno bipolar II, observando que, por um tempo, ela achava que tinha um distúrbio do sono.
Joe Jonas
Jonas compartilhou em uma entrevista ao CBS This Morning em 4 de maio de 2021, que ele e sua esposa Sophie Turner estavam trabalhando no desenvolvimento de uma fundação de saúde mental durante a pandemia global de coronavírus, que tem sido um período difícil para muitos.
“Para nós, notamos o quanto, apenas no último ano e meio, isso afetou muitas pessoas diferentes”, ele disse, observando que tirou um tempo para meditar e “[conversar] com um terapeuta.” As lutas com a saúde mental não são novidades para o casal. A atriz de Game of Thrones já havia falado sobre suas lutas com a depressão e como seu marido a ajudou a enfrentá-las.
Charli XCX
Enquanto promovia seu terceiro álbum autointitulado em 2019, a cantora e compositora se abriu sobre sua saúde mental. “[Eu entro em] meus pensamentos e sentimentos sobre meu estado mental e o que a vida deveria ser como artista, minha depressão e minhas inseguranças”, ela contou à “SPIN” sobre como usou sua música para explorar abertamente sua saúde mental e como isso impactou seu álbum. “Estou sendo mais honesta do que nunca. Tem sido muito terapêutico.”
Justin Bieber
O cantor de “Sorry” foi sincero em uma longa mensagem no Instagram em 2019, pedindo desculpas por seus erros. Mas ele também foi honesto sobre sua luta contra a depressão. “É difícil sair da cama de manhã… quando parece que há problema, atrás de problema, atrás de problema”, ele escreveu.
“Você começa a ver o dia através das lentes do ‘medo’ e antecipa mais um dia ruim. Um ciclo de decepções após decepções. Às vezes, isso pode até chegar ao ponto de você não querer mais viver. Onde você sente que nunca vai mudar.”
Shawn Mendes
“Foi algo que me atingiu no ano passado”, compartilhou o cantor com Zane Lowe em 2018 sobre sua luta contra a ansiedade. “Quando eu era mais jovem, era uma criança bem calma. Eu conhecia pessoas que sofriam de ansiedade, achava meio difícil de entender, e então, quando atinge você, você pensa, ‘Oh meu Deus, isso é louco.’”