5 artistas que samplearam ‘Crazy Train’ de Ozzy Osbourne e você não sabia
De Kanye West a Weezer —e ainda conta com um português na lista
Ozzy Osbourne (1948-2025) e o Black Sabbath não eternizaram riffs à toa. Primeiro, eles criaram um novo universo na música, depois —como tudo nesse mundo— foram sendo reaproveitados no mesmo universo. A curiosidade: Ozzy não gostou nem um pouco da última vez em que um rapper pegou uma canção sua e a transformou em sample.
De Kanye West a Weezer, uma canção é favorita disparada na hora de ser sampleada: “Crazy Train”, de 1978. Lançada como primeiro single do álbum ” Blizzard of Ozz”, de 1980, a música é uma das mais famosas do cancioneiro do Príncipe das Trevas.
Kanye West, ¥$ e Ty Dolla em “KING”
Kanye já havia sampleado uma música do Black Sabbath: “Hell of a Life”, lá no aclamado “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”. Foi a primeira vez que o rapper de Atlanta pedia autorização para se lançar mão da obra de Ozzy. Depois, as coisas ficaram ruins. Acusando Kanye de antissemitismo, Ozzy irritou-se com a tentativa de Kanye samplear “War Pigs” e, logo depois, viu “Crazy Train” entrar em “VULTURES” na faixa “KING”. O sample começa aos oito segundos de canção.
+Leia mais: Antes de show derradeiro, Ozzy fez ‘treino de resistência’ e feat com chimpanzés
MCM 13 em “How To Run A Train”
Essa talvez seja a maior pérola desta coletânea de samples e interpolações de “Crazy Train”. Lançada em um vinil pirata, a canção é um achado de hard-techno que parece ter sido feita nos anos 1990 —depois, ganhou uma nova edição em 2000. Fato é que a pancadaria é acompanhada por dois barulhos de trem: um d0 apito, outro do alerta emitido para avisar que o trem está passando. É frenético e, com certeza, deve ter agradado Ozzy. A primeira menção à “Crazy Train” surge em 0:28.
+Leia mais: Os álbuns de maior sucesso do Black Sabbath e Ozzy Osbourne na Billboard 200
Orelha Negra em “A Cura”
A banda portuguesa Orelha Negra é pouquíssimo conhecida no Brasil, mas chegou a fazer sucesso local com o single “M.I.R.I.A.M”. Mas a utilização de “Crazy Train” está em “A Cura”, faixa do álbum que leva o nome da banda. Valendo-se da voz de Ozzy com uma pancada de reverb por cima, a banda recria a canção com sintetizadores psicodélicos e dá-lhe pratada de bateria. O sample começa ali por volta de 2:06.
+Leia mais: Ozzy Osbourne encontrou as ‘cores do diabo’ no uniforme do Flamengo
U.D.O. em “Animal House”
A banda alemã U.D.O. foi a primeira a interpolar a canção. Lançada exatamente no mesmo ano de “Crazy Train”, “Animal House” entra, como quem não quer nada, no meio da apresentação ao vivo. Hoje, a banda ainda está na ativa com todos os integrantes originais da época de formação. “Crazy Train” começa por volta de 2:38.
+Leia mais: O dia em que Ozzy Osbourne, do Black Sabbath, mordeu um morcego (morto) em show
Trick Daddy, Lil’ Jon e Twista em “Let’s Go”
Essa é uma das mais populares a lançar mão de uma parte de “Crazy Train”. “Let’s Go” é uma parceria entre Trick Daddy, Lil’ Jon e Twista e, por toda a canção, as guitarras vão fazendo cama para vocais agressivos e, ao mesmo tempo, dançantes. Você reconhecerá a voz de Lil’ Jon —pois te lembrará “Yeah!”, clássico de Usher com o próprio.
+Leia mais: Ao mestre com carinho: como foi a despedida de Ozzy e do Black Sabbath