De rap a sertanejo: 10 lançamentos musicais para ficar de olho hoje
Para entrar aquecido no segundo semestre

A cada sexta-feira, uma enxurrada de novidades toma conta das plataformas de streaming. A Billboard Brasil seleciona os principais lançamentos da semana para você ficar por dentro do que está movimentando a música no Brasil e no mundo.
Entre destaques nacionais e internacionais, a lista vai do rock ao pagode, passando por pop, funk, R&B, K-pop e colaborações inéditas. Confira abaixo os resumos dos principais lançamentos:
“cantando pra Lili” – Marabu
“Olha o MC que está sem conteúdo / o mercado te ama, arrombado!”, diz Marabu em faixa de “LILI”, seu primeiro EP depois de dois álbuns robustos. Camisa 10, ele joga como centroavante em faixas que exploram uma sonoridade ainda muito distante do rap comercial brasileiro. (Yuri da BS)
“A Nossa Praia” – Matheus e Kauan, MC Tuto
Registro feito ao vivo durante a apresentação dos sertanejos na ExpoCrato 2025, que marcou o retorno dos irmãos ao festival após sete anos. Além de desejar uma praia onírica, canção tem participação de MC Tuto. (Claudia Assef)
“Me Ama de Novo” – Wesley Safadão
Wesley Safadão acaba de lançar o aguardado audiovisual “TBT WS 3″, também gravado na Expocrato. O espetáculo grandioso reafirma o poder de Safadão como um dos principais nomes da música brasileira. (Claudia Assef)
“Some Remixes of Hooked” – Franz Ferdinand
A banda escocesa —que durante uma época da biografia parecia brasileira de tantos shows por aqui— não desfruta mais da popularidade da época do single de “Take Me Out”. Mas, mesmo assim, é uma das bandas mais legais que vingaram de uma época em que usar camisa polo listrada era sinônimo de despojado. Depois de lançar o bom álbum “The Human Fear”, eles resolveram soltar um EP com remixes do single “Hooked”. O resultado é totalmente Franz Ferdinand: tem hora que é New Order, tem hora que é dub, tem horas que é EDM, tem hora que é pistaça. (Claudia Assef)
“Rapture In Blue” – Daniel Avery (ft. Cecile Believe)
Curioso ver Daniel Avery soltando uma canção tão próximo da que um Yves Tumor faria. O resultado é brisante vindo das mãos de um homem que, um ano atrás, tava soltando uma pancada absurda chamanda “Wonderland”.
“Música Elétrica” – Chediak
Com cara e coragem, Pedro Chediak resolveu soltar a voz em suas bases que, normalmente, estão fazendo a cabeça de clubbers em suas festas pela SPEEDTEST. Em “Música Elétrica”, o produtor ficou ainda mais divertido com a camada que adicionou a sua persona: a de crooner. Ele também lançou uma coletânea de música ambiente com o sugestivo nome “Música Ambiente do Brasil”. (Yuri da BS)
“Tarcisiologia – Só Pedrada” – Tarcísio do Acordeon
Um dos artistas mais carismáticos e populares do forró de vaquejada, Tarcísio do Acordeon continua sua missão de cantador que faz as pessoas rebolarem em 29 faixas (!) de seu novo álbum de 2025. (Yuri da BS)
“Beijo na Boca” – Mac Júlia
Com beats de Pepito (também presente em “Assaltos e Batidas”, de FBC), Mac Júlia faz o que mais sabe: ser sexy, esperta e cantar muito. “BH é só alegria: come pão de queijo e fode todo dia” canta a MC em cima de sample de “Namorar Pelado”, clássico de MC Pelé. Gol de placa. (Yuri da BS)
“Arruma Nada” – Dáblio, Mule7a, NewDrip TMK, WD das Levadas, Saucev7, MK O Caneta, Deivin e Lucas Rocky
Oito jovens MCs da Cidade de Deus, comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro, dividem a produção assinada por Gustavinho O Mago. O lançamento conta ainda com um videoclipe gravado inteiramente na Cidade de Deus e dirigido por Rabú Gonzalez, nome respeitado no audiovisual urbano e responsável por projetos marcantes com artistas como Xamã. (Guilherme Lúcio da Rocha)
“PRESSA” – VINI (ft. Ramalho)
O cantor e compositor VINI faz sua estreia oficial na cena com o lançamento do single “PRESSA”/ A faixa conta com a participação especial do rapper Ramalho, conhecido pelo público após sua passagem pela primeira edição do reality musical “Estrela da Casa”, da TV Globo. (Guilherme Lúcio da Rocha)