Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Zudizilla se inspira em Miles Davis para show especial

Chamada 'Zoo-Bop', apresentação está marcada para quinta-feira (29)

Zudizilla (créditos Noelia Nájer)

Zudizilla (créditos Noelia Nájer)

“Zoo-Bop” é o novo show de Zudizilla. O rapper e produtor musical se apresenta nesta quinta-feira (29), no Sesc Carmo, em São Paulo (SP), e prepara uma homenagem às artes negras e marginais por essência.

Inspirado pela criatividade do último álbum do jazzista Miles Davis, “Doo-Bop” (1992), Zudizilla pretende mostrar que o clássico e o rústico, o improviso e o sample, e o trompete e o beat pertencem ao mesmo corpo sonoro.

Ele explica: “Não tenho a pretensão de me tornar pioneiro, muito pelo contrário, quero homenagear e revelar que essa mistura do clássico e do rústico é algo que permeia a mente de grandes gênios, nem mesmo Miles não conseguiu resistir à experimentação. É um trabalho que merece ser revisitado, que ele seja fonte de inspiração não só pros meus futuros passos, mas para todos os amantes dessas duas artes”

Conhecido pelo desejo de mesclar o jazz com a estética urbana do rap, Zudzilla propõe uma releitura que passeia entre o orgânico e as programações. Ele explora os instrumentais de Easy Mo Bee, produtor de hip hop que assina “Doo-Bop”, e os utiliza como base para rimas já existentes em sua discografia. Ele também adiciona o trompete orgânico e as teclas, como na construção de improviso que acontece no jazz.

Zudizilla descreve Miles Daves como “uma força criativa que nunca deixou de evoluir, independente de críticas” e faz uma reflexão sobre seu trabalho:

“Ele é a fonte e eu sou como um artesão dos pequenos trechos recortados, reorganizados e que criam uma outra proposta melódica que desafiaria até mesmo ele próprio. Nós dois temos um respeito enorme pela arte e entendemos que ela existe para ser experimentada ao seu limite. É natural que ele seja uma inspiração para mim, assim como sou um grande receptor de sua obra. ‘Doo Bop’ me inspira, ‘Zoo Bop’ transpira Miles”.

O artista chegou a publicar no Instagram nesta terça-feira (26), o processo de criação do show em tributo ao disco do norte-americano.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Zudizilla (@zudizilla)

Nascido em Pelotas (RS), o rapper e produtor musical bebe de fontes da cultura hip hop, do jazz e da música popular brasileira. Entre os destaques de sua carreira está a trilogia “Zulu”, composta por “Zulu Vol. 1: De Onde Eu Possa Alcançar o Céu Sem Deixar o Chão” (2019), “Zulu Vol 2: De César a Cristo” (2022) – que o rendeu o prêmio de Melhor Disco de 2022 pelo Prêmio Rap Brasil – e “Zulu Vol. 3: Quarta Parede” (2023).

Ouça Zudizilla