Você está lendo
Zezé Motta brilha em show e relembra Caetano: ‘Você é uma das tigresas’

Zezé Motta brilha em show e relembra Caetano: ‘Você é uma das tigresas’

Cantora se apresentou no festival Latinidades, que celebra a mulher negra

Zezé Motta se apresenta no festival Latinidades (Foto: @biabrg)

Zezé Motta abriu a programação de shows da 18ª edição do Festival Latinidades, que celebra a potência e a construção de mulheres negras do Brasil e territórios da diáspora. E não poderia haver escolha mais simbólica: uma das grandes baluartes da arte negra brasileira, Zezé pavimentou caminhos por onde hoje tantas outras artistas caminham e se inspiram.

VEJA TAMBÉM
A grande vencedora do Pitch foi a pernambucana Bione com rimas inteligentes e flow pesado (Guadalupe Louise)

Em formação intimista — guitarra, baixo e bateria —, nossa multiartista compartilhou sua imensidão no palco. O repertório foi um mergulho em interpretações marcantes de grandes expoentes da música nacional, como: “Dengue”, de Leci Brandão, “Babá Alapalá”, de Gilberto Gil; “Criola”, de Jorge Ben, “Magrelinha”, de Luiz Melodia.

E, claro, veio aí a aclamada “Tigresa”. Ao cantá-la, Zezé relembrou do dia em que Caetano a presenteou com a canção. Ao telefone, ele disse: “Você é uma das tigresas.” A frase ainda ecoa — não apenas como reverência, mas como afirmação de uma potência que segue viva, vibrante, insubmissa.

Zezé Motta no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires @gabiiiils / @ocreimagem)
Zezé Motta no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires /@gabiiiils / @ocreimagem)

Em dado momento, Zezé generosamente cedeu o palco para a jovem cantora Malía, que fez versões das músicas “Zé do Caroço”, “Deixa Acontecer Naturalmente” e “Faz Uma Loucura por Mim”. “É confortável e afetuoso”, disse a artista sobre ocupar um espaço feito por e para mulheres negras.

Na sequência, Zezé retornou triunfante, com a banda evocando o instrumental da trilha de uma de suas personagens mais icônicas: “Xica da Silva”, de Jorge Ben, com direito a coro do público: “Xica da, Xica da, Xica da, Xica da Silva, a Negra!”

Malía no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires @gabiiiils / @ocreimagem)
Malía no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires @gabiiiils / @ocreimagem)

Com “Dores de Amores”, mais uma de Luiz Melodia, Zezé Motta encerrou o show como começou: inteira, intensa, majestosa. Foi a celebração de um legado que pulsa em cada nota, em cada gesto.

Ela ainda cantaria outras três músicas previstas no line-up, mas precisou finalizar antes, a pedido da organização — que, mais tarde, se manifestou em nota. Nada, no entanto, que tenha diminuído o brilho da noite. Porque tigresas não se recolhem. Elas rugem — mesmo quando as luzes do palco se apagam.

Festival Latinidades (@annalidiapaes)
Festival Latinidades (@annalidiapaes)

O que é o Festival Latinidades?

Maior festival de mulheres negras da América Latina, o Latinidades celebra 18 anos de existência com uma programação intensa e diversa que ocupa diferentes pontos de Brasília entre os dias 23 e 31 de julho. Com o tema Mulheres Negras Movem o Mundo e homenagem à intelectual Lélia Gonzalez, a edição de 2025 reúne espetáculos de teatro, exposições de artes visuais, debates, feira de empreendedorismo negro, mostra de cinema e lançamentos literários — tudo gratuito e com foco no protagonismo das mulheres negras no Brasil e na diáspora.

Muito além de um festival, o Latinidades se afirma como um projeto político, poético e pedagógico. A cada edição, constrói pontes entre gerações, territórios e linguagens, ao mesmo tempo que valoriza a produção cultural afro-brasileira e amplia oportunidades de formação, autonomia financeira e visibilidade. A presença de nomes como Zezé Motta, Luedji Luna, Karol Conká, Larissa Luz, Malía e artistas emergentes do Distrito Federal dialoga com a potência coletiva que o festival sustenta há quase duas décadas: um espaço onde arte, memória, afeto e futuro se entrelaçam como formas de resistência e reinvenção.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.