Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Zezé Motta brilha em show e relembra Caetano: ‘Você é uma das tigresas’

Cantora se apresentou no festival Latinidades, que celebra a mulher negra

Zezé Motta se apresenta no festival Latinidades (Foto: @biabrg)

Zezé Motta se apresenta no festival Latinidades (Foto: @biabrg)

Zezé Motta abriu a programação de shows da 18ª edição do Festival Latinidades, que celebra a potência e a construção de mulheres negras do Brasil e territórios da diáspora. E não poderia haver escolha mais simbólica: uma das grandes baluartes da arte negra brasileira, Zezé pavimentou caminhos por onde hoje tantas outras artistas caminham e se inspiram.

Em formação intimista — guitarra, baixo e bateria —, nossa multiartista compartilhou sua imensidão no palco. O repertório foi um mergulho em interpretações marcantes de grandes expoentes da música nacional, como: “Dengue”, de Leci Brandão, “Babá Alapalá”, de Gilberto Gil; “Criola”, de Jorge Ben, “Magrelinha”, de Luiz Melodia.

E, claro, veio aí a aclamada “Tigresa”. Ao cantá-la, Zezé relembrou do dia em que Caetano a presenteou com a canção. Ao telefone, ele disse: “Você é uma das tigresas.” A frase ainda ecoa — não apenas como reverência, mas como afirmação de uma potência que segue viva, vibrante, insubmissa.

Zezé Motta no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires @gabiiiils / @ocreimagem)
Zezé Motta no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires /@gabiiiils / @ocreimagem)

Em dado momento, Zezé generosamente cedeu o palco para a jovem cantora Malía, que fez versões das músicas “Zé do Caroço”, “Deixa Acontecer Naturalmente” e “Faz Uma Loucura por Mim”. “É confortável e afetuoso”, disse a artista sobre ocupar um espaço feito por e para mulheres negras.

Na sequência, Zezé retornou triunfante, com a banda evocando o instrumental da trilha de uma de suas personagens mais icônicas: “Xica da Silva”, de Jorge Ben, com direito a coro do público: “Xica da, Xica da, Xica da, Xica da Silva, a Negra!”

Malía no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires @gabiiiils / @ocreimagem)
Malía no Festival Latinidades 2025 (Gabriela Pires @gabiiiils / @ocreimagem)

Com “Dores de Amores”, mais uma de Luiz Melodia, Zezé Motta encerrou o show como começou: inteira, intensa, majestosa. Foi a celebração de um legado que pulsa em cada nota, em cada gesto.

Ela ainda cantaria outras três músicas previstas no line-up, mas precisou finalizar antes, a pedido da organização — que, mais tarde, se manifestou em nota. Nada, no entanto, que tenha diminuído o brilho da noite. Porque tigresas não se recolhem. Elas rugem — mesmo quando as luzes do palco se apagam.

Festival Latinidades (@annalidiapaes)
Festival Latinidades (@annalidiapaes)

O que é o Festival Latinidades?

Maior festival de mulheres negras da América Latina, o Latinidades celebra 18 anos de existência com uma programação intensa e diversa que ocupa diferentes pontos de Brasília entre os dias 23 e 31 de julho. Com o tema Mulheres Negras Movem o Mundo e homenagem à intelectual Lélia Gonzalez, a edição de 2025 reúne espetáculos de teatro, exposições de artes visuais, debates, feira de empreendedorismo negro, mostra de cinema e lançamentos literários — tudo gratuito e com foco no protagonismo das mulheres negras no Brasil e na diáspora.

Muito além de um festival, o Latinidades se afirma como um projeto político, poético e pedagógico. A cada edição, constrói pontes entre gerações, territórios e linguagens, ao mesmo tempo que valoriza a produção cultural afro-brasileira e amplia oportunidades de formação, autonomia financeira e visibilidade. A presença de nomes como Zezé Motta, Luedji Luna, Karol Conká, Larissa Luz, Malía e artistas emergentes do Distrito Federal dialoga com a potência coletiva que o festival sustenta há quase duas décadas: um espaço onde arte, memória, afeto e futuro se entrelaçam como formas de resistência e reinvenção.