Visando destaque nos palcos, produtor Ajaxx lança primeiro álbum
Artista falou sobre momento de carreira e desafios em entrevista para Billboard
O produtor Ajaxx lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Elixir” um trabalho que ele define como necessário. Em entrevista à Billboard Brasil, o artista detalhou o processo criativo e a busca por reinvenção em sua carreira.
O álbum, segundo o artista, nasce de uma necessidade e de um desejo que ele tinha por muito tempo. Ajaxx iniciou sua trajetória na música eletrônica. Ele disse que a vida profissional o levou para outros caminhos, fazendo-o trabalhar com pop e trap, o que ele fez por anos.
“Chegou um momento na minha carreira que as coisas elas estavam um pouco, entre aspas, estagnadas,” disse Ajaxx. Ele explicou que o sentimento de estagnação vem da repetição e da sensação de estar fazendo sempre a mesma coisa. “Isso sempre me trouxe um certo desconforto, assim, uma necessidade de movimento e de coisa nova,” afirmou.
Ajaxx e a valorização do produtor no hip hop
O artista falou sobre o mercado e a valorização do produtor. Ele entende que a cultura hip hop exalta o trabalho do DJ e do produtor. “Eu sou muito grato e admiro muito os artistas que fazem isso,” disse. Ajaxx notou que no pop e no sertanejo o produtor é muito menos reconhecido do que no trap e rap.
“Acontece que o meu posicionamento sempre foi um pouco mais… mais… mais introspectivo, digamos assim,” explicou o artista. No entanto, o novo álbum e os próximos passos exigem que ele tome um novo lugar na cena.
A busca por colaborações para o álbum, como MC Drika, fez com que ele notasse a diferença da sonoridade de São Paulo e Rio de Janeiro. O artista disse que é muito interessante ver como os dois estilos são diferentes, mas que funcionam bem juntos. Ele lamentou não ter tido mais contato com artistas do Nordeste.
A influência da música eletrônica “tradicional”
O background de Ajaxx na música eletrônica é um diferencial em seu trabalho. O produtor disse que a música eletrônica é “muito detalhada” e que existe muita dinâmica. “Eu considero um diferencial muito grande na hora que eu estou produzindo e que me ajuda muito,” afirmou.
Ele busca criar música com profundidade e vários momentos. “Eu gosto dessa vibe que a música vai ter seus momentos, vai ter seus ápices e seus momentos mais baixos,” disse. O artista comentou que o desafio é criar algo que não seja “muito no detalhe, muito subjetivo, mas que no fim das contas faz a diferença”.
O produtor também falou sobre a repetição no trap e funk: “Eu vejo que no momento que a gente está, é exatamente isso, as músicas para mim estão muito parecidas”. Ele acredita que esse é o momento de arriscar no mercado, tentando trazer algo que não seja “o óbvio”.
Os planos futuros de Ajaxx incluem desenvolver a performance ao vivo. Ele disse que o próximo passo será “misturar as raízes da música eletrônica e performar de alguma forma ao vivo”.








