Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

OFERECIDO POR

Todo Mundo no Rio fortalece a cidade como destino de grandes shows

Lady Gaga no Gagacabana (Kevin Mazur/Getty Images)

Lady Gaga no Gagacabana (Kevin Mazur/Getty Images)

Na noite de 3 de maio de 2025, Lady Gaga realizou um show gratuito histórico na Praia de Copacabana, carinhosamente apelidado pelos fãs como Gagacabana. Com público estimado de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Polícia Militar, a apresentação entrou para o livro dos recordes como o maior público de um show de graça de uma artista feminina na história. Foi o evento de estreia da plataforma Todo Mundo no Rio.

A apresentação foi exibida pela Globo, Multishow e Globoplay, chegando a mais de 35 milhões de pessoas. O impacto, no entanto, foi muito além da areia. Um relatório da consultoria Digimakki, encomendado pela Bonus Track, aponta 1,7 milhão de menções ao show e à plataforma nas redes sociais entre os dias 21 de fevereiro (data da confirmação do show) e 5 de maio. O alcance estimado dessas postagens é de 2,2 bilhões de pessoas. Do total de menções, 86% vieram do Brasil e 5% dos Estados Unidos.

Entre os principais temas discutidos nas redes estão a força das imagens — que retrataram o mar de gente em Copacabana —, a exaltação ao Brasil e o impacto simbólico do espetáculo para a comunidade LGBTQIAPN+.

A repercussão internacional também foi expressiva. O show foi destaque em veículos como ANSA (“Lady Gaga: a Rio abbiamo fatto la storia”), Variety (“Lady Gaga’s free concert on Rio’s Copacabana Beach draws a record”) e ABC News (“Lady Gaga rocks Copacabana Beach with a free concert for more than 2 million fans”).

A movimentação provocada pela passagem de Gaga teve reflexos diretos na economia do Rio de Janeiro. Segundo pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em parceria com a Riotur, a cidade recebeu 500 mil visitantes entre os dias 1º e 3 de maio, mais que o dobro da estimativa inicial de 240 mil. A injeção direta na economia carioca ultrapassou R$ 600 milhões, e supermercados de Copacabana projetaram aumento de 30% nas vendas no fim de semana do show.

Para Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, a plataforma Todo Mundo no Rio consolida o Rio como destino estratégico de grandes shows internacionais.

“O Rio de Janeiro é a imagem mais forte do Brasil internacionalmente. Os artistas sempre buscam incluir a cidade em suas turnês, reconhecendo seu impacto de imagem e de reverberação. A agenda de eventos da cidade e turnês de artista de peso como Paul McCartney, Rolling Stones e Roger Waters ajudaram a consolidar essa posição ao longo dos anos. A plataforma Todo Mundo no Rio veio para sacramentar essa posição e relevância da cidade com dados e números reais”, afirma.  

Nesse horizonte, Niemeyer avalia que o envolvimento das marcas vai além do patrocínio convencional. “Acreditamos que patrocínio não é marca no banner ou no anúncio — é proporcionar experiência que o público vai reconhecer pelos valores, atitude e relacionamento com o consumidor”, disse. Ele destaca que Corona e Santander firmaram compromisso com o projeto por quatro edições. “Não sabemos ainda quem estará no palco nos próximos anos, mas o impacto do entretenimento é certo”, adianta.