Você está lendo
Todo Mundo no Rio fortalece a cidade como destino de grandes shows

OFERECIDO POR

Todo Mundo no Rio fortalece a cidade como destino de grandes shows

Lady Gaga no Gagacabana (Kevin Mazur/Getty Images)

Na noite de 3 de maio de 2025, Lady Gaga realizou um show gratuito histórico na Praia de Copacabana, carinhosamente apelidado pelos fãs como Gagacabana. Com público estimado de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Polícia Militar, a apresentação entrou para o livro dos recordes como o maior público de um show de graça de uma artista feminina na história. Foi o evento de estreia da plataforma Todo Mundo no Rio.

VEJA TAMBÉM
Anitta e Madonna juntas no show de Copacabana

A apresentação foi exibida pela Globo, Multishow e Globoplay, chegando a mais de 35 milhões de pessoas. O impacto, no entanto, foi muito além da areia. Um relatório da consultoria Digimakki, encomendado pela Bonus Track, aponta 1,7 milhão de menções ao show e à plataforma nas redes sociais entre os dias 21 de fevereiro (data da confirmação do show) e 5 de maio. O alcance estimado dessas postagens é de 2,2 bilhões de pessoas. Do total de menções, 86% vieram do Brasil e 5% dos Estados Unidos.

Entre os principais temas discutidos nas redes estão a força das imagens — que retrataram o mar de gente em Copacabana —, a exaltação ao Brasil e o impacto simbólico do espetáculo para a comunidade LGBTQIAPN+.

A repercussão internacional também foi expressiva. O show foi destaque em veículos como ANSA (“Lady Gaga: a Rio abbiamo fatto la storia”), Variety (“Lady Gaga’s free concert on Rio’s Copacabana Beach draws a record”) e ABC News (“Lady Gaga rocks Copacabana Beach with a free concert for more than 2 million fans”).

A movimentação provocada pela passagem de Gaga teve reflexos diretos na economia do Rio de Janeiro. Segundo pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em parceria com a Riotur, a cidade recebeu 500 mil visitantes entre os dias 1º e 3 de maio, mais que o dobro da estimativa inicial de 240 mil. A injeção direta na economia carioca ultrapassou R$ 600 milhões, e supermercados de Copacabana projetaram aumento de 30% nas vendas no fim de semana do show.

Para Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, a plataforma Todo Mundo no Rio consolida o Rio como destino estratégico de grandes shows internacionais.

“O Rio de Janeiro é a imagem mais forte do Brasil internacionalmente. Os artistas sempre buscam incluir a cidade em suas turnês, reconhecendo seu impacto de imagem e de reverberação. A agenda de eventos da cidade e turnês de artista de peso como Paul McCartney, Rolling Stones e Roger Waters ajudaram a consolidar essa posição ao longo dos anos. A plataforma Todo Mundo no Rio veio para sacramentar essa posição e relevância da cidade com dados e números reais”, afirma.  

Nesse horizonte, Niemeyer avalia que o envolvimento das marcas vai além do patrocínio convencional. “Acreditamos que patrocínio não é marca no banner ou no anúncio — é proporcionar experiência que o público vai reconhecer pelos valores, atitude e relacionamento com o consumidor”, disse. Ele destaca que Corona e Santander firmaram compromisso com o projeto por quatro edições. “Não sabemos ainda quem estará no palco nos próximos anos, mas o impacto do entretenimento é certo”, adianta. 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.