TikTok divulga dados sobre o impacto do funk brasileiro na plataforma
Gênero tem crescimento de publicações, viralizações e novos artistas
No Dia Nacional do Funk, comemorado neste sábado, 12 de julho, o TikTok divulgou dados que mostram a presença crescente do gênero na plataforma.
A hashtag #funk já está presente em mais de 22,4 milhões de vídeos. Nos últimos seis meses, o volume de publicações com a hashtag cresceu 31% no Brasil em comparação ao semestre anterior, enquanto as buscas relacionadas aumentaram 17%.
O aplicativo tem sido responsável pelo “retorno” de faixas nas paradas nas plataformas de streaming e por levar músicas brasileiras a novos mercados.
O exemplo mais recente é “Vidrado em Você”, de MC Livinho e DJ Guuga, lançada em 2019. A música viralizou na Turquia, onde foi usada em vídeos e eventos. MC Livinho chegou a se apresentar no estádio do Galatasaray após o sucesso da faixa no país.
Segundo o Relatório de Impacto na Música 2025, encomendado pelo TikTok e pela Luminate, artistas com presença ativa no app registram crescimento semanal médio de 11% nos streams, enquanto os demais artistas crescem 3% no mesmo período.
O DJ Ramon Sucesso utilizou o TikTok como plataforma para lives e divulgação de seu trabalho.
Após viralizar, passou a se apresentar na Europa, com destaque para o Boiler Room no Primavera Sound. MC Menor JP viralizou com “Menina de Vermelho”, versão de MC Daleste, que já acumula mais de 105 milhões de visualizações. Ele também iniciou uma turnê internacional após o alcance da música.
DJ LK da Escócia emplacou faixas como “Tubarão, Te Amo”, “Bonde das Oncinhas” e “Descer”, que ganharam versões de coreografias em outros países.