Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Tem samba no Doce Maravilha. O que esperar?

Festival terá nomes como Zeca Pagodinho, Pretinho da Serrinha, entre outros

doce maravilha samba

Pretinho da Serrinha, Alcione e Zeca Pagodinho: samba no Doce Maravilha (Divulgação)

O festival Doce Maravilha chega em sua edição de 2025 com a missão da missão: celebrar a música brasileira. Exceção entre os grandes festivais brasileiros, a programação tem destaque pro samba, tornando-o central na programação com shows de Zeca Pagodinho e Pretinho da Serrinhatodos com convidados especiais.

Marcado para os dias 27 e 28 de setembro, o Doce Maravilha terá samba no segundo dia de festival, no Jockey Club do Rio de Janeiro.

Zeca Pagodinho convida Martinho da Vila e Alcione

Um dos pontos altos do festival é o encontro de Zeca Pagodinho com Martinho da Vila e Alcione. A apresentação reúne três dos nomes mais emblemáticos do samba, cada um com trajetória marcada por clássicos que atravessam décadas. Mais do que isso, é a sorte de ver entidades do gênero em um palco. O encontro em trio é inédito: até hoje, foi possível apenas ver Zeca e Martinho ou Zeca e Alcione juntos —e, mesmo assim, em ocasiões muito especiais como a “live solidária” que arrecadou fundos para a população do Rio Grande do Sul, em 2024.

  • O que esperar: Um show de Zeca Pagodinho ao ar livre no Rio de Janeiro já é coisa maravilhosa demais. Normalmente, Zeca tem seus sucessos como repertório base, sem se deixar levar pelos lados-b maravilhosos da carreira —o que não diminui o impacto de vê-lo ao vivo.
  • Diferencial: a presença de Martinho e Alcione traz um caráter histórico ao show. É possível que vejamos Zeca cantando “Mulheres”, sucesso absoluto de Martinho e, com sorte, algum samba enredo da Vila Isabel. Já com Alcione, o repertório deve explorar uma temática romântica e rasgada da loba. A conferir.

Pretinho da Serrinha convida Paulinho Moska

Outro destaque da programação é o show do instrumentista (e cantor, compositor) Pretinho da Serrinha convidando Paulinho Moska. O encontro é um convite ao estilo de Pretinho: multifacetado como percussionista, mas também ambicioso na tentativa de fazer samba com tudo o que sempre ouviu: rap, charme, funk.

  • O que esperar: as releituras de clássicos do samba por Pretinho e canções de seu disco de estreia chamado “Som de Madureira”, lançado em 2018.
  • Diferencial: Pretinho está prestes a lançar seu segundo álbum, ainda sem título e é possível que o show traga uma ou outra canção ainda inédita, além de canções de artistas que Pretinho costuma reger como Caetano Veloso. Além disso, Paulinho Moska é dono de boa discografia. Seus maiores sucessos como “Último Dia”, “A Seta e o Alvo” e “Pensando em Você” devem ganhar arranjos da banda de Pretinho. Outra candidata de surgir no repertório é o samba “Entretanto”, que você provavelmente ouviu em duo de Moska com Mart’nália.