Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Taylor Swift é incluída no Hall da Fama dos Compositores aos 36 anos

Cantora ficou em segundo lugar na lista dos mais novos com homenagem

Taylor Swift

Taylor Swift acaba de anunciar seu 12º álbum (Reuters)

Taylor Swift recebeu prêmios e honrarias suficientes para encher um museu – se não um hangar de aviões – mas ela se orgulha especialmente do reconhecimento por suas composições. Ela conquistou uma grande vitória nesse sentido hoje, com o anúncio de que será incluída no Hall da Fama dos Compositores (Songwriters Hall of Fame) em sua cerimônia anual de premiação, no dia 11 de junho. Aos 36 anos, ela é uma das compositoras mais jovens a ser eleita para o Hall da Fama, fundado em 1969 e que teve sua primeira turma homenageada em 1970.

Um compositor com um catálogo notável de canções se qualifica para a inclusão no Hall da Fama 20 anos após o primeiro lançamento comercial de uma música. O primeiro single de Swift, “Tim McGraw”, foi lançado em junho de 2006, então ela foi incluída este ano.

Swift recebeu o Prêmio Hal David Starlight do Hall da Fama em 2010, um prêmio para compositores promissores. Swift é a primeira pessoa a se formar no Hall da Fama, passando do Prêmio Starlight (que existe desde 2004) para o status de membro pleno. Agora que foi incluída no Hall da Fama dos Compositores (SHOF), Swift está elegível para a maior honraria da organização, o Prêmio Johnny Mercer, concedido a um ou mais compositores já incluídos no Hall da Fama dos Compositores e que, a critério do comitê de indicação, tenham construído uma trajetória de obras criativas excepcionais.

Taylor Swift
Taylor Swift (Mert Alas e Marcus Piggott)

Se Swift receber esse prêmio nos próximos 15 anos, ela estabelecerá um novo recorde como a pessoa mais jovem a recebê-lo. Essa distinção pertence atualmente a Billy Joel, que tinha 52 anos quando foi homenageado em 2001. A mulher mais jovem a receber o prêmio é Carole King, que tinha 60 anos quando foi homenageada em 2002.

Aqui está a lista completa de todos os compositores que foram incluídos no Hall da Fama dos Compositores com 42 anos ou menos. Primeiramente, vale mencionar que alguns grandes compositores que morreram muito jovens foram incluídos postumamente no Hall da Fama, incluindo Buddy Holly (que morreu aos 22 anos), Otis Redding (aos 26), Jim Croce (aos 30), Sam Cooke (aos 33), Bob Marley (aos 36), Bobby Darin e Linda Creed (ambos aos 37) e Bert Berns (aos 38).

Os compositores que viveram para ver suas homenagens, e que foram incluídos com 42 anos ou menos, estão listados em ordem decrescente de idade, portanto, o mais jovem homenageado está listado no final. Alerta de spoiler: não é Taylor Swift, mas é uma lenda da música consagrada que começou ainda mais cedo no ramo musical do que ela.

7. Bernie Taupin

  • Idade na cerimônia de indução: 42 anos e seis dias;
  • Nascimento: 22 de maio de 1950;
  • Cerimônia de indução: 27 de maio de 1992;
  • Músicas principais: “Your Song”, “Daniel”, “Goodbye Yellow Brick Road”, “Candle in the Wind”, “We Built This City”.

Observações: Taupin foi introduzido no Hall da Fama dos Astros na mesma turma que John, que tinha 45 anos na época. Em 2013, eles receberam o Prêmio Johnny Mercer. Em 2020, ganharam o Oscar de Melhor Canção Original por “(I’m Gonna) Love Me Again”, do filme Rocketman. Em 2024, receberam o Prêmio Gershwin.

6. Marvin Hamlisch

  • Idade na cerimônia de indução: 41 anos, nove meses e dois dias;
  • Nascimento: 2 de junho de 1944;
  • Cerimônia de indução: 3 de março de 1986;
  • Músicas principais: “The Way We Were”, “One”, “What I Did for Love”, “Nobody Does It Better”, “The Last Time I Felt Like This”.

Observações: Hamlisch ganhou um Oscar de melhor canção original e um Grammy de canção do ano pelo clássico instantâneo “The Way We Were”, que ele coescreveu com Alan e Marilyn Bergman. (A dupla de marido e mulher que elevou o padrão na composição de letras foi introduzida no Hall da Fama em 1980, quando já tinham mais de 50 anos.) Hamlisch ganhou três Oscars em 1974, o que ainda é um recorde anual para um compositor. Ele ganhou um Tony em 1976 pela trilha sonora de A Chorus Line e quatro Primetime Emmys. Em 1995, ele se tornou a sexta pessoa a alcançar o status EGOT.

5. Bob Dylan

  • Idade na cerimônia de indução: 40 anos, nove meses e 20 dias;
  • Nascimento: 24 de maio de 1941;
  • Indução: 15 de março de 1982;
  • Músicas principais: “Blowin’ in the Wind”, “The Times They Are a-Changin’”, “Like a Rolling Stone”, “Tangled Up in Blue”, “Make You Feel My Love”.

Observações: Dylan nunca foi sequer indicado ao Grammy de Melhor Canção Original (!), mas em 2001, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original por “Things Have Changed”, do filme “Wonder Boys”. Em 2016, tornou-se o primeiro compositor a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

Bob Dylan em 2003
Bob Dylan em 2003 (Reuters)

4. Paul Simon

  • Idade na cerimônia de indução: 40 anos, cinco meses e três dias;
  • Nascimento: 13 de outubro de 1941;
  • Indução: 15 de março de 1982;
  • Músicas principais: “The Sounds of Silence”, “Bridge Over Troubled Water”, “Mother and Child Reunion”, “Still Crazy After All These Years”, “Graceland”.

Observações: Em 1971, na primeira transmissão ao vivo do Grammy, Simon ganhou o Grammy de canção do ano por “Bridge Over Troubled Water”. Essa foi parte de sua sequência de prêmios, na qual ele se tornou a primeira pessoa a ganhar os prêmios de álbum, gravação e canção do ano na mesma noite. Ele já havia sido indicado nessa categoria por “Mrs. Robinson” e seria indicado novamente por “Graceland”. Como “Mrs. Robinson” não foi escrita especificamente para o filme “A Primeira Noite de um Homem”, foi considerada inelegível para concorrer ao Oscar de melhor canção original, razão pela qual o prêmio em 1968 foi concedido à simpática, porém menos essencial, “Talk to the Animals”. Em 1998, Simon recebeu o Prêmio Johnny Mercer. Em 2007, tornou-se o primeiro ganhador do Prêmio Gershwin.

3. Jimmy Webb

  • Idade na cerimônia de indução: 39 anos, seis meses e 17 dias;
  • Nascimento: 15 de agosto de 1946;
  • Cerimônia de indução: 3 de março de 1986;
  • Músicas principais: “Up, Up and Away”, “By the Time I Get to Phoenix”, “Wichita Lineman”, “Didn’t We”, “The Highwayman”.

Observações: Em 1968, com apenas 21 anos, Webb ganhou o Grammy de Canção do Ano pela efervescente “Up, Up and Away”. Ele foi o vencedor mais jovem nessa categoria até Alicia Keys ganhar em 2002 com “Fallin’”. (Keys também tinha 21 anos quando ganhou, mas era cinco meses mais jovem do que Webb na época.) Webb também foi indicado na cerimônia de 1968 pela sublime “By the Time I Get to Phoenix”. “Wichita Lineman”, de Webb (embora inexplicavelmente não tenha sido indicada ao Grammy na categoria de composição), é amplamente considerada uma das melhores canções pop já escritas. Se existe letra melhor do que “Preciso de você mais do que te quero/ E te quero para sempre”, eu gostaria de ouvi-la. Em 2003, Webb recebeu o Prêmio Johnny Mercer.

2. Taylor Swift

  • Idade na cerimônia de indução: 36 anos, cinco meses e 30 dias;
  • Nascimento: 13 de dezembro de 1989;
  • Cerimônia de indução: 11 de junho de 2026;
  • Músicas principais: “You Belong With Me”, “Shake It Off”, “Blank Space”, “Anti-Hero”, “The Fate of Ophelia”.

Observações: Swift recebeu oito indicações ao Grammy de canção do ano, o que a coloca empatada com seu ex-colaborador Jack Antonoff como a artista com o maior número de indicações na história da categoria. Ao contrário de Antonoff, ela ainda não venceu na categoria, uma peculiaridade que ela certamente gostaria de mudar. Swift é a mulher mais jovem a ser induzida ao Hall da Fama, um título anteriormente detido por Carole Bayer Sager, que tinha 43 anos e dois dias quando foi homenageada em 1987 – ficando de fora desta lista por pouco. Swift será homenageada três anos depois de Liz Rose, com quem escreveu “Tim McGraw”, “Teardrops on My Guitar”, “You Belong With Me” e uma de suas canções mais queridas, “All Too Well”.

1. Stevie Wonder

  • Idade na cerimônia de indução: 32 anos, nove meses e 23 dias;
  • Nascimento: 13 de maio de 1950;
  • Cerimônia de Indução: 7 de março de 1983;
  • Músicas Principais: “Superstition”, “You Are the Sunshine of My Life”, “Livin’ for the City”, “Isn’t She Lovely”, “Sir Duke”.

Observações: Wonder recebeu indicações ao Grammy de Canção do Ano por “You Are the Sunshine of My Life” e “I Just Called to Say I Love You”. Em 1985, ele ganhou o Oscar de melhor canção original por “I Just Called to Say I Love You”, do filme “A Mulher de Vermelho”, uma pequena joia que provavelmente ganhou principalmente por dar aos votantes do Oscar a oportunidade de homenagear Stevie Wonder. Em 2004, Wonder recebeu o Prêmio Johnny Mercer. Em 2009, ele recebeu o Prêmio Gershwin.

[Esta lista foi traduzida da Billboard. Leia a reportagem original, em inglês, aqui.]

Stevie Wonder durante apresentação no Grammy (REUTERS/Mario Anzuoni)
Stevie Wonder durante apresentação no Grammy (REUTERS/Mario Anzuoni)