Stevie Nicks lança música inspirada na luta pelos direitos ao aborto
Cantora de 76 anos escreveu 'The Lighthouse' em 2022
Stevie Nicks, solista e cantora do Fleetwood Mac, lançou um novo single, “The Lighthouse”, inspirado na luta para restabelecer os direitos ao aborto nos Estados Unidos.
A cantora escreveu a canção após a decisão de junho de 2022 da Suprema Corte do país, que anulou a decisão de 1973 de que os americanos tinham o direito constitucional ao aborto.
“Demorou um pouco porque eu estava na estrada. Então, uma manhã, eu estava assistindo ao noticiário na TV e uma certa apresentadora disse algo que parecia estar falando comigo… Explicando o que essa perda significaria. Eu escrevi a música na manhã seguinte e gravei naquela noite”, disse Stevie.
Na música, Nicks se apresenta como um farol, guiando as mulheres a fazerem campanha por seus direitos. “Quero ensiná-las a lutar / Quero dizer a elas que isso já aconteceu antes, não deixe acontecer de novo”, ela canta.
“Eles vão tirar sua alma, tirar seu poder, a menos que você se levante, tome de volta / Tente ver o futuro e fique bravo / Ele está escorregando por entre seus dedos, você não tem o que tinha / E você não tem muito tempo para recuperá-lo.”
Nicks é acompanhada por Sheryl Crow, que toca guitarra e baixo, além de fazer backing vocals. Crow também coproduziu a música com Dave Cobb, ganhador de 13 Grammys.
“The Lighthouse” foi lançado em meio a uma campanha eleitoral nos EUA, onde o acesso ao aborto tem estado na vanguarda da campanha.
A cantora tem usado a música para focar nas lutas pelos direitos civis nos últimos anos. “Show Them the Way”, em 2020, foi inspirada ao assistir documentários sobre o movimento pelos direitos civis e Stevie imaginou se apresentar em um evento beneficente político com a presença de Martin Luther King Jr. (1929-1968), John Lennon (1940-1980), John F. Kennedy (1917-1963) e outros.
Ela seguiu com um cover de “For What It’s Worth”, do Buffalo Springfield, que foi originalmente inspirado por confrontos entre a polícia e os jovens sobre as leis de toque de recolher de Los Angeles, e se tornou sinônimo do movimento anti-guerra do Vietnã.