Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Spotify lança recurso de mixagem de playlists no app; entenda

Mix With Spotify chega em versão beta para usuários Premium

Spotify indicou que aumentará preço de planos premium

Reprodução

O Spotify apresentou nesta terça-feira (19) sua mais nova funcionalidade: Mix With Spotify, um recurso que permite aos usuários transformar qualquer playlist em uma experiência de mixagem, como se fossem DJs profissionais. A ferramenta, liberada inicialmente em versão beta para assinantes Premium, traz controles avançados como eco, automação de volume, equalização e filtros de frequência baixa e alta.

O lançamento acontece em um momento em que o mercado de música digital mostra crescente interesse em recursos personalizáveis e voltados à experiência de mixagem.

Em março de 2025, a Apple Music lançou o DJ With Apple Music, que integra músicas da plataforma a softwares usados por DJs, como AlphaTheta, Serato e Engine DJ. Além disso, startups como Hook e Mash-App também apostaram recentemente em soluções que permitem acelerar, desacelerar e combinar faixas já presentes na biblioteca do usuário.

Em fevereiro, a Bloomberg revelou que o Spotify trabalhava em um novo serviço para superfãs, incluindo “ferramentas de remixagem”, áudio em alta fidelidade e até ingressos de shows. Ainda não está claro se o Mix With Spotify faz parte desse projeto, mas a novidade reforça a ideia de oferecer recursos mais interativos e criativos na plataforma. Como disse Bob Moczydlowsky, diretor da Techstars, em entrevista à Billboard em 2023: “Se o streaming 1.0 era sobre fazer toda a música tocar, o streaming 2.0 deve ser sobre brincar com toda a música.”

O recurso oferece duas opções de uso: Custom Mix, para quem deseja controlar cada detalhe da transição, e Auto Mix, para aqueles que preferem ajustes automáticos. Também é possível criar mixes colaborativos em playlists compartilhadas, permitindo que amigos editem juntos as passagens entre músicas.

Durante a mixagem, o aplicativo mostra informações como tom e BPM de cada faixa, facilitando a organização para que a ordem das músicas garanta fluidez. Após a finalização, os usuários ainda podem personalizar a capa da playlist com adesivos e etiquetas exclusivas, disponíveis apenas para listas mixadas.