Evento com Gilberto Gil e Yuval Noah Harari dá largada ao SP2B em 2026
Première Edition do SP2B aconteceu no Auditório Ibirapuera, neste domingo (17)
O Auditório Ibirapuera recebeu uma prévia do São Paulo Beyond Business (SP2B), neste domingo (17). O evento inspirado no festival South by Southwes (SXSW) terá sua primeira edição oficial em 2026 com previsão de realização de 9 a 16 de agosto. O lançamento reuniu o cantor e compositor Gilberto Gil. o escritor israelense Yuval Noah Harari e o ex-diretor do SXSW, Hugh Forrest.
Como foi a Premiere da SP2B?
O evento apresentou ao público uma versão compacta do SP2B. Rafael Lazarini, idealizador do evento, disse que será “um evento original de São Paulo, uma vitrine da cidade para o mundo.
Duas iniciativas foram anunciadas:
- a entrada de Hugh Forrest na equipe de gestão e curadoria;
- criação da plataforma Made in Sampa, voltada para pequenas e médias empresas.
Antes da sessão inaugural, Rafael Lazarini apresentou oficialmente o projeto e visão estratégica do SP2B 2026 em uma coletiva de imprensa que contou com a presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município; Roberto Capobianco, presidente da Úrbia, além de representantes da InvestSP, Adesampa, SP Cine e SP Negócios.
“O ecossistema de empreendedorismo no Brasil vai muito além das startups tecnológicas. É a farmácia na esquina, é o restaurante da outra quadra. Essa jornada desses empreendedores é muito solitária”, disse Lazarini.
A sessão inaugural no Auditório Ibirapuera traduziu o DNA do SP2B em três atos. No primeiro, Rafael Lazarini e Hugh Forrest (ex-diretor de programação do SXSW e hoje integrante do conselho de curadoria e gestão do SP2B) discutiram o papel transformador dos eventos nas cidades. Em seguida, o escritor e historiador Yuval Noah Harari, em bate-papo mediado pelo jornalista Pedro Bial, falou sobre os impactos sociais e morais da tecnologia na sociedade.
Hugh Forrest comandou a curadoria do SXSW por mais de três décadas. Ele afirmou que o SP2B deve refletir a identidade da cidade.
“Não acho que o sucesso desse evento vá vir de tentar duplicar o que tínhamos em Austin e trazer para o Brasil. Em vez disso, é trabalhar com o time daqui, entender as forças desta cidade, desta comunidade, deste ecossistema, valorizar essas forças e mostrá-las ao mundo.”
No encerramento, Gilberto Gil apresentou um show inédito, dirigido por Zé Ricardo e com cenografia de Batman Zavareze, que celebrou a potência cultural do país. Acompanhado dos filhos Bem, na guitarra, e José, na bateria, o artista abriu a apresentação com “Punk da Periferia”, em homenagem à cidade de São Paulo. Este foi o primeiro show de Gil após a morte da filha Preta, à qual dedicou algumas músicas, como “Drao” e “Estrela”. O público, emocionado, aplaudiu de pé. O repertório incluiu ainda canções emblemáticas como “Aquele Abraço”, “Tempo Rei”, “Esotérico”, “Vamos Fugir” e “Palco”, em um set de 15 faixas que percorreu diferentes fases de sua carreira.
Como será o SP2B 2026?
Organizado pela produtora Da20, a mesma do Rio2C, o SP2B ocupará mais de 20 espaços do Parque Ibirapuera para realizar conferências, exposições, festivais e encontros de negócios. A ideia é é debater o futuro das cidades e da sociedade em um contexto de transformações tecnológicas e desafios urbanos.
Pontes para o futuro da inovação
Na noite de segunda-feira (18), também como parte da Première Edition, será realizado o evento exclusivo “Conexão Global”, que reunirá cerca de 400 convidados, entre fundadores de startups, family offices, investidores institucionais, fundos locais e internacionais, além de executivos de grandes empresas e lideranças do setor público e privado.
A abertura fica por conta do painel “O Mundo em Análise”, que debate transformações no mercado global de startups, a conjuntura atual e oportunidades de negócios em diferentes regiões. A conferência terá a participação de representantes de fundos de Venture Capital de cinco continentes: Dawn Powell (StepStone Group – EUA); Pogos Saiadian (Greyhound Capital – Europa), Michael Safdie (Springhill Ventures – Israel), Jason Tan (Jeneration Capital – Ásia) e Ricardo Kanitz (Spectra Invest – Brasil),
Em seguida, o evento realiza a entrega do prêmio “Desbravadores da Inovação”, onde serão contempladas 50 personalidades que contribuíram para a transformação digital no Brasil entre os anos 1990 e 2010. Além disso, será apresentado para esse ecossistema de inovação e empreendedorismo o projeto “Made in Sampa”, um movimento que nasce em São Paulo para transformar a forma como empreendedores e criadores de todos os setores — da indústria ao comércio, da tecnologia à cultura e arte — encontram oportunidades, conexões e caminhos para crescer.
Inspirado pelo espírito Beyond Boundaries do SP2B, o “Made in Sampa” será a ponte entre a energia criativa dos pequenos e médios empreendedores, o dinamismo do ecossistema de startups e a potência cultural e artística que move esta metrópole. E, uma vez por ano, essa jornada encontra seu momento máximo no “Prêmio Made in Sampa” — uma grande celebração que homenageia talentos e empreendedores que inspiram o Brasil e o mundo. Um momento de visibilidade única que reforça São Paulo como a vitrine global da criatividade e do empreendedorismo brasileiro, transformando a semana do SP2B em um verdadeiro ponto de efervescência, conexão e imersão.
Espaços temáticos
A programação contará com diversos espaços temáticos com objetivo de proporcionar debates e experiências imersivas em torno de diferentes aspectos da sociedade contemporânea. Confira:
- BEACON (Estacionamento do MAM) – Palco principal, reunindo keynotes globais sobre tecnologia, cultura e tendências que moldam o futuro.
- BESPOKE (Auditório Ibirapuera) – Espaço de encontros inusitados e conversas extraordinárias, promovendo conexões estratégicas.
- BEYOND (Pacubra) – Convergência de tecnologia, cidades, negócios e pessoas, com sete palcos temáticos: DEEP TECH, EDTECH & WORKSHIFT, CONSUMER SCIENCE, LIFETECH, CITY INNOVATION, NEXT CAPITAL e AGRITECH/FOODTECH.
- BELONG (Oca) – Arte, cultura e tecnologia, com experiências imersivas.
- BEGINING (Museu Afro) – Humanidade, ancestralidade e tecnologia.
- BELIEVE (Planetário do Ibirapuera) – Reflexões sobre ética, filosofia, sociologia e tecnologia.
- BEAUTY (Serraria) – Bem-estar, saúde e inovação.
- BEEHIVE (Marquise do Ibirapuera) – Conexão entre startups, investidores e empreendedores.
- BETWEEN, BEATS E BESIDE – Gastronomia, música e experiências imersivas.
Forma inédita de ocupar o Parque Ibirapuera
Além de reunir nomes de peso da inovação, o SP2B também propõe uma forma inédita de ocupar o Parque Ibirapuera. Inspirado na lógica do sistema de metrô — elemento vital das grandes metrópoles, que conecta pessoas, culturas e economias —, o evento foi concebido como uma jornada imersiva, na qual cada prédio e espaço se transforma em uma estação, interligada por linhas temáticas que organizam a programação e facilitam a navegação do público.
“Queremos que o participante viva o evento como quem explora uma cidade pela primeira vez, descobrindo conexões inesperadas a cada estação. A marquise será a nossa Estação Central, a grande colmeia do SP2B, ponto de convergência onde todas as linhas se encontram e o visitante decide seu trajeto”, explica o idealizador do SP2B.
A “Linha Roxa – Linha da Transformação” conectará grandes temas estratégicos, passando por espaços como Beacon, Beyond, Bespoke e Believe, dedicados às inovações que moldam o amanhã. A “Linha Vermelha – Linha da Vibração” será a trilha do entretenimento e da celebração coletiva, ligando Beside e Beats, em uma fusão de música, performance e experiência urbana. Já a Linha Amarela – Linha da Humanidade percorrerá territórios de legado, cuidado e bem-estar, conectando os palcos Beginning, Beauty e Belong.