Você está lendo
Soundgarden entra para o Rock & Roll Hall of Fame

Soundgarden entra para o Rock & Roll Hall of Fame

Jim Carrey foi o responsável pelo discurso do momento

Soundgarden

O Soundgarden foi oficialmente introduzido no Rock & Roll Hall of Fame neste sábado (8), com o ator e comediante Jim Carrey liderando a homenagem em um discurso comovente e profundamente pessoal, relembrando sua primeira experiência ao ver os pioneiros do grunge se apresentarem ao vivo.

VEJA TAMBÉM
Emily Armstrong ganha cavaquinho no Brasil

O comediante contou à plateia do Peacock Theater, em Los Angeles, que conheceu a banda em 1996, quando apresentava o Saturday Night Live, ocasião em que ele mesmo pediu que o Soundgarden fosse o convidado musical.
“Naquela época, a formação era Chris [Cornell], Kim Thayil, Matt Cameron na bateria e Ben Shepherd no baixo. Eles começaram com a beleza sombria e épica de ‘Pretty Noose’”, explicou Carrey. “Fiquei bem na frente deles, deixando as ondas de eletricidade me envolverem, como um batismo sonoro. Eles me empurraram para baixo, e quando voltei à tona, eu estava livre.”

Carrey revelou que, após o show, a banda lhe presenteou com um de seus bens mais preciosos: uma Fender Telecaster autografada pelos quatro integrantes, incluindo o falecido vocalista Chris Cornell.

A filha mais velha de Cornell, Lily, subiu ao palco após um vídeo em homenagem ao pai, fazendo um discurso emocionante e reconhecendo sua mãe e a ex-esposa de Cornell, Susan Silver, que foi empresária do Soundgarden.

Os integrantes sobreviventes — Matt Cameron, Kim Thayil, Ben Shepherd e o baixista fundador Hiro Yamamoto — estavam presentes para a cerimônia. Yamamoto, que se reuniu à banda para a ocasião, fez referência ao internamento de sua família durante a Segunda Guerra Mundial: “Isso afetou muito a minha vida”, disse. “E isso ressoa fortemente até hoje. Não vamos adicionar mais uma história como essa à nossa história.”

Kim Thayil refletiu sobre o papel criativo de Cornell, afirmando: “Se algum de nós hesitasse em compartilhar uma ideia, Chris seria o primeiro a dizer: ‘Vamos apenas tentar e ver o que acontece.’ Eu sinto falta dele. Eu o amo, e amo todos os meus irmãos do [Soundgarden].”

A parte musical da noite contou com Taylor Momsen (da banda The Pretty Reckless) como vocalista do Soundgarden em Rusty Cage”, e Brandi Carlile se juntou à banda para “Black Hole Sun.” A cerimônia terminou com a filha mais nova de Cornell, Toni, apresentando “Fell on Black Days” ao lado de Nancy Wilson.

Os indicados ao Rock & Roll Hall of Fame 2025 também incluíram OutKast, Bad Company, Cyndi Lauper, The White Stripes, Chubby Checker e Joe Cocker.

Esse texto é uma tradução da Billboard. Leia o original aqui.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.