Samara Joy no Brasil: cantora aprendeu português sozinha para gravar Djavan
Cantora tem dois shows no país nesta semana
Samara Joy retorna ao Brasil nesta quinta-feira (31) para um show em São Paulo. A cantora também se apresenta no sábado (2) no Rio de Janeiro. A chegada da norte-americana no país acontece poucas semanas depois dela lançar uma versão própria de “Flor de lis”, faixa eternizada na voz de Djavan.
Em uma conversa com a Billboard Brasil, Samara disse que ela aprendeu sozinha o idioma –que não é dos mais fáceis, diga-se de passagem. Sua vontade de mergulhar na faixa veio depois de uma “experiência transformadora” que teve ao cantar a música em sua última passagem pelo Brasil, em 2023, no “C6 Fest”.
“Quando eu vou para um país, eu tento aprender uma música famosa daquele país. Normalmente as pessoas não cantam juntos, apenas aplaudem quando reconhecem, apreciam e tal. Mas no Brasil, todo mundo cantou”, relembra a cantora. Essa experiência foi tão inspiradora que ela resolveu fazer sua própria versão. “Ver todo mundo tão conectado com a própria cultura foi muito bonito”.
Ela misturou os dois idiomas em sua versão, com partes em inglês e em português. “Foi difícil, mas eu amei ouvir e ficar imersiva na música, nas pronúncias. Eu escrevia a letra em português e cantava junto”. Algumas palavras foram mais difíceis que as outras –como Deus– mas ela tirou de letra.
Relação com o Brasil
Para além da visita no repertório de Djavan, Samara também exalta a relação que criou com o Brasil desde sua estreia no C6 Fest. “A plateia brasileira tem uma paixão diferente sobre sua própria cultura e sua música, protegendo e preservando o que é seu. É difícil ver algo assim em outros lugares”.
No show por aqui, Samara contou que está preparando um arranjo diferente para “Minha Saudade”, de Rosa Passos. “Mas a minha maior expectativa é me divertir. E os brasileiros sabem como se divertir, então estou ansiosa para isso”.
Projetos futuros
Samara conta que o lançamento da versão nova de “Flor de Lis” não faz parte de um projeto maior, mas ela está escrevendo e criando arranjos. “As coisas ainda estão tomando forma. A ideia de tudo vai surgir”.
Uma coisa que os fãs podem esperar desse novo projeto é que nada será feito na pressa. Depois de vencer estatuetas do Grammy em dois anos seguidos — 2023 e 2024– ela mantém os pés no chão e deixa seu processo criativo fluir sem pressão.
“Eu estou sempre me lembrando que preciso ter meu próprio tempo. Eu acredito em dar pausas, ouvir novas músicas, absorver sons novos e me permitir até mudar a minha própria voz com essas coisas novas”
Seu disco mais recente, “Potrait”, demorou dois anos para ficar pronto. “Eu precisava me sentir confiante para ir para o estúdio e fazer o disco. Eu acredito que existe um tempo perfeito para tudo”.
Samara Joy no Brasil
- 31 de julho – São Paulo, Brasil – Teatro Cultura Artística
- 2 de agosto – Rio de Janeiro, Brasil – Vivo Rio