Rolling Stones aprovam sample de Fatboy Slim após 25 anos
Fim da espera!
Uma gravação pirata clássica do Fatboy Slim, que sampleia “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos Rolling Stones, foi finalmente lançada, com a bênção da banda após 25 anos.
“Satisfaction Skank” era uma faixa familiar nas pistas de dança do início dos anos 1990, com Fatboy Slim misturando seu próprio sucesso de 1999, “The Rockafeller Skank”, com o clássico dos Stones de 1965, lançando o icônico riff de guitarra de Keith Richards no som “big beat” do final dos anos 1990.
A faixa foi muito compartilhada no Napster e em outros serviços de compartilhamento de arquivos, mas a nunca foi lançada oficialmente, após inúmeras tentativas de obter a liberação do sample terem sido negadas.
“Recebi uma ligação de Mick Jagger e ele disse que tinha ouvido e gostado da mixagem”, disse Fatboy Slim, também conhecido como Norman Cook, à “BBC”. “Mas a gerência dele simplesmente disse: ‘Não, nem negociável’. Há 20 anos que ouvimos um ‘não’ categórico. Acho que pedimos quatro vezes, e eu não teria coragem de pedir de novo.”
Mas os Stones acabaram cedendo, permitindo que Cook reconstruísse a faixa a partir das partes originais de “Satisfaction”: as faixas separadas foram entregues a ele em um carro-forte.
O lançamento será acompanhado de um clipe dirigido por Tom Furse, que usou inteligência artificial para aprimorar fotos de arquivo dos Stones – assista abaixo.
A decisão dos Stones de aprovar o sample remete à forma como, em 2019, a banda renunciou aos direitos sobre o hit “Bitter Sweet Symphony”, do The Verve.
A música utilizava quatro segundos de uma versão orquestral de “The Last Time”, dos Stones, como tema central de cordas, cujo uso foi contestado pela editora da banda.








