RM discursa em encontro da APEC e exalta conquistas do BTS; leia o discurso
Rapper e líder do grupo de K-pop foi destaque de cúpula nesta quarta-feira (29)
Nesta quarta-feira (29), o rapper RM, membro do BTS, discursou na sessão cultural da cúpula de CEOs da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) falando sobre os motivos do sucesso global do K-pop.
“Como criador, sinto profundo orgulho e grande expectativa pelo fato de que, este ano, a cultura [sul-coreana] tenha sido reconhecida como um item central da agenda”, disse RM.
“Tive muita sorte. Conheci seis membros extraordinários do BTS, trabalhei com o produtor Bang Si-hyuk, que nos deu total apoio para buscarmos a música que queríamos, e conheci o ARMY [fandom do grupo] no mundo todo. Fãs que abraçam nossa música não apenas como entretenimento, mas como uma linguagem de vida”, continuou o compositor.
“A paixão deles, que não conhece fronteiras, abriu um caminho completamente novo para mim. Me permitindo falar não apenas em premiações globais como o Billboard Music Awards e o Grammy, mas também na Assembleia Geral da ONU, na Casa Branca e, agora, neste palco da APEC.”
+ Leia mais: Fã que inspirou V, do BTS, em 2014 relata reencontro emocionante
RM relembrou os primeiros dias da expansão internacional do BTS. “Há uma década, não poderíamos imaginar a honra de estarmos aqui hoje. Você já ouviu músicas na TV ou no rádio em um idioma que não é o seu? Eu sei em primeira mão o quão desafiador é ouvir músicas coreanas em regiões de língua inglesa e o quão altas podem ser as barreiras culturais.”
“Era ainda mais difícil quando as pessoas nos apresentavam como ‘artistas coreanos’.” Em vez de perguntarem sobre nossa música, muitas vezes nos deparamos com perguntas inesperadas: ‘Vocês são da Coreia do Norte ou da Coreia do Sul?’, ‘Onde fica a Coreia exatamente?’. Tínhamos que explicar o país antes de falar sobre nossa música. Mas hoje, estou aqui porque essas barreiras foram quebradas graças ao ARMY. Eles usam nossa música para se comunicar além de fronteiras e idiomas.”

📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
RM comparou o K-pop ao prato tradicional coreano bibimbap. “Assim como o bibimbap mistura arroz com vegetais, carne e temperos, o K-pop combina elementos musicais ocidentais como hip-hop, R&B e EDM com a estética, as emoções e os sistemas de produção únicos da Coreia”, explicou.
“O sucesso do K-pop não se trata de superioridade cultural. Ele vem da preservação da identidade coreana, respeitando a diversidade e abraçando a cultura global.”
“Todos nós amamos a cultura e as artes, e estamos conectados pelas emoções que elas evocam. Como criadores e artistas, peço que forneçam apoio econômico e oportunidades que permitam que criadores do mundo todo prosperem. Investir nas futuras gerações deve considerar não apenas a economia, mas também a cultura. As artes e a cultura são forças poderosas que tocam os corações e transmitem rapidamente diversidade e inclusão.”
“Apoio a visão da APEC de promover a inclusão e o crescimento por meio da cultura e da criatividade. Como artista, prometo contribuir explorando livremente as oportunidades que vocês criarem e disseminando coragem, esperança e os valores da inclusão por meio da música”, concluiu RM.









