Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Rauw Alejandro solta ‘Carita Linda’, inspirada em ‘bomba’ porto-riquenha

Canção marca a forma 'neo-bomba' do cantor

rauw alejandro carita bomba

Rauw Alejandro em cena do clipe 'Carita Linda'

O cantor e compositor Rauw Alejandro lançou um novo single, “Carita Linda”. O porto-riquenho apresentou a faixa pela primeira vez durante a noite de estreia da turnê mundial “Cosa Nuestra”, sendo essa sua primeira música inédita desde o lançamento do álbum de mesmo nome.

A canção foi inspirada na bomba porto-riquenha, misturando a neo-bomba com batidas modernas. Ela chega acompanhada de um videoclipe dinâmico, dirigido por Martin Seipel e El Zorro, gravado em Porto Rico.

O que é bomba?

A bomba é um dos gêneros musicais e danças mais antigos de Porto Rico — e carrega raízes profundas na herança afro-caribenha da ilha. Ela nasceu entre os séculos 17 e 18 nos assentamentos de africanos escravizados, especialmente nas regiões costeiras como Loíza, Mayagüez e Ponce.

Segundo o comunicado de imprensa, o clipe é descrito como “uma carta de amor sincera à Ilha do Encanto, destacando a riqueza de sua cultura e prestando homenagem ao seu povo. Ritmos de neo-bomba, expressões culturais como os icônicos vejigantes porto-riquenhos e tradições afro-boricuas estão no centro desta produção visual.” O vídeo também traz cenas da infância de Alejandro nas cidades de Carolina, Loíza e Canóvanas.

Ouça “Carita Linda” de Rauw Alejandro

Atualmente, Alejandro está em turnê com a Cosa Nuestra World Tour, com a etapa norte-americana acontecendo até maio. Em seguida, ele levará o show para a Europa durante o verão, com apresentações em Londres, Berlim, Paris, Amsterdã e Milão. A turnê se encerra no dia 11 de julho em Barcelona.

O cantor lançou o álbum Cosa Nuestra no ano passado. O disco é seu quinto trabalho de estúdio e sucede Playa Saturno, de 2023. O projeto conta com colaborações de Bad Bunny, Pharrell, Feid, Romeo Santos, entre outros. No álbum, Alejandro mistura estilos contemporâneos e futuristas com elementos clássicos da música porto-riquenha, especialmente os que se desenvolveram na cidade de Nova York ao longo das décadas.

Em entrevista à Rolling Stone, Alejandro falou sobre toda a pesquisa profunda envolvida na criação do álbum, incluindo uma mudança para Nova York.

“Gosto de sentir toda a vibração, e muito desse conceito foi algo como: ‘Porto-riquenhos vivendo em Nova York? Então vou me mudar para Nova York’”, disse ele. E completou: “Fomos a muitos clubes de jazz, clubes de salsa, baladas, bares, restaurantes, só andando pela cidade. Acho que, se você vai fazer um projeto com um tipo de música, tem que viver o que diz, como se veste, como vive — senão não faz sentido.”