Rafael Zulu conta como se divide entre negócios – que vão além da Tardezinha
Hoje ele é um dos sócios da maior turnê da música brasileira
Rafael Zulu tem certa dificuldade quando precisa responder como se classifica. Pai. Marido. Ator. Empresário. Mestre de cerimônias. Talvez esteja esquecendo algo, mas essas atribuições já dão uma dimensão de quem estamos falando.
Zulu ficou conhecido nacionalmente graças a carreira de ator. Cria do subúrbio carioca, ele ganhou projeção nacional ao fazer novelas na TV Globo, caso de “Caras e Bocas”, “Fina Estampa” e “Do Outro Lado do Paraíso”. Vivendo a melhor fase da carreira, ele percebeu que a fama da TV não se iria ser revertida, necessariamente, em grande ganho financeiro.
“A TV tem seus preferidos e eu logo percebi isso. Alguns podem fazer coisas e está tudo bem. Eu não tinha esse direito. Ao mesmo tempo, a vida foi me levando para esse lado de conexões, de abrir portas…”, explica, em entrevista para Billboard Brasil.
A missão de Rafael era “mudar a vida dos seus”, segundo o próprio. Queria dar uma vida confortável para sua família. Aos poucos, foi entendendo que produzir os próprios trabalhos e, literalmente, cuidar dos próprios negócios.
Um homem de negócios
Rafael Zulu é sócio de uma incorporadora, de uma clínica odontológica, uma gestora de aluguel por temporada e uma marca de gin. E ele sabe de cada negócio na minúcia.
Ele faz questão de destacar que seu ramo é a criatividade, é desenvolver ideias. E sua grande expertise é criar pontes.
“Fui percebendo que tinha essa paixão por pessoas, por criar conexões. E meus negócios foram se desenvolvendo, fui vendo que tinha essa possibilidade, esse caminho de vida. Não foi algo pensado. Quando vi, já estava imerso”, conta.
Rafael é uma pessoa resolutiva, prática. No dia da entrevista, ele teve um problema com seu motorista. Assim que soube, reagendou reuniões, mudou a agenda e avisou a esposa que ele quem ficaria na missão.
Essa mistura do criativo com alguém que também sabe executar, o ajuda na missão de empresário.
“Eu me cerco de grandes sócios. Na verdade, acho que esse é o maior segredo. Eu estudo, me coloco a par dos meus negócios, mas no fim do dia o importante é estar próximo dos melhores”, explica.
Rafael Zulu e a Tardezinha
Rafael Zulu pode ser considerado um dos sócios-fundadores da Tardezinha, a maior turnê da música brasileira. O projeto nasceu de uma conversa dele com seu amigo, Thiaguinho.
Ele ressalta que o sucesso do evento se deve à conexão com o público e ao conhecimento do cliente: “O sucesso só aconteceu porque as pessoas compraram o evento. A gente buscou entender quem era esse público, entender a faixa etária, entender se era mais feminino ou masculino. É importante conhecer o nosso cliente, saber onde ele está. Essa é a verdade”.
Zulu também destaca a importância social do projeto, além do aspecto puramente comercial. Ele reflete sobre o legado, mencionando a iniciativa de manter uma escola de música no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, com a filosofia de que a música pode salvar vidas, como em sua declaração:
“O legado é, daqui a 10, 15 anos, a gente ver uma criança que faz parte de uma escola de música com uma vida salva, porque a música salvou”.








