Quem é MC Vitória: a voz de São Vicente que viralizou com funk consciente
Revelação da Baixada Santista assinou contrato com produtora GR6


A nova geração do funk consciente tem como destaque Kamilly Victória, conhecida na cena musical como MC Vitória, de 13 anos.
A jovem artista da Baixada Santista, em São Paulo, vem ganhando espaço no cenário musical nacional com letras que transformam vivências da periferia em arte e representatividade.
A ascensão de MC Vitória foi impulsionada pelo sucesso de sua faixa “Se Essa Rua“, que ultrapassou 245 mil visualizações em apenas 10 dias. A composição da canção é de 2N, compositor outros sucessos de funkeiros da Baixada Santista, como MC Neguinho do Kaxeta.
“A música entrou na minha vida como um refúgio. Quero que minhas letras cheguem a outras meninas que, assim como eu, sonham em mudar a própria história. ‘Se Essa Rua’ falou comigo, agora é minha vez de falar com o mundo”, diz MC Vitória, com o brilho e a confiança de quem sabe o poder da própria voz.
O sucesso garantiu seu nome como uma das apostas mais promissoras do gênero. A artista já construiu uma base de fãs engajada, somando mais de 343 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilha interações sinceras e os bastidores de sua caminhada.
A jovem artista acabou de assinar contrato com a produtora GR6. A contratação marca o início de uma parceria que visa ampliar o alcance de sua mensagem e alavancar sua carreira.
MC Vitória — e a Baixada Santista — no mapa do funk
MC Vitória nasceu e foi criada no México 70, uma comunidade localizada na Vila Margarida, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A cidade, com uma população de 329.911 habitantes (Censo IBGE 2022), é a segunda mais populosa do litoral paulista e se conecta a outros municípios importantes como Santos, Cubatão e Praia Grande.
O bairro de Vila Margarida é um dos núcleos urbanos de São Vicente, sendo o México 70 uma comunidade de origem histórica complexa, conhecida por ter sido, em parte, uma área de palafitas. A comunidade, localizada próxima à Avenida Brasil e ao Canal da Rua 04, compõe a Baixada Santista, região que historicamente amplifica o funk como expressão social.
Primeira região a abraçar o funk no estado de São Paulo, a Baixada Santista revelou os primeiros grandes artistas do gênero, como MC Primo, MCs Renatinho e Alemão e MCs Danilo e Fabinho.
A região também foi brutalmente abalada com o assassinato de quatro MCs e um DJ, que estavam entre os principais destaques do gênero à época: MC Felipe Boladão e DJ Felipe foram assassinados em 2010; MC Duda do Marapé, morto em 2011; e os MCs Careca e Primo, executados em 2012. Todos os crimes aconteceram no mês de abril.
Desde então, a Baixada enfrenta dificuldades em revelar novos nomes e se colocar em destaque no funk, que cresceu na capital paulista e se transformou em uma potência. A mesma São Vicente, por exemplo, revelou MC Rita, do sucesso “Amor de Verdade”, parceria com MC Kekel que acumula 780 milhões de visualizações no YouTube.
Quem sabe Vitória não ajude a escrever um novo capítulo história do funk da Baixada Santista?!