Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Psica e Negritudes Globo reúnem música e cultura amazônica em Belém

Evento gratuito ocorre na Casa Dourada nesta quinta-feira (29)

Carimbó Sensacional e Gang do Eletro (divulgação)

Carimbó Sensacional e Gang do Eletro (divulgação)

O Motins, encontro pan-amazônico, marcado para março, tem um esquenta confirmado. O Pré-Motins ocorre nesta quinta-feira (29), na Casa Dourado, em Belém (PA), com shows de Gang do Eletro, Moraes MV, Mestre Dimmi e do grupo Carimbó Sensacional.

Para participar é só se inscrever gratuitamente por meio do Instagram do Festival Psica. O evento também conta com exibição do filme “Boiúna” e debates sobre cultura periférica, ancestralidade e narrativas amazônicas.

O Motins faz parte do Movimento Psica, que ainda é formado pelo Psica de Nazaré pelo Festival Psica. Esse circuito tem como plano o fortalecimento intelectual e técnico do mercado cultural amazônida. Para isso, realiza palestras, mostras de arte e cinema, rodadas de negócios e shows para conectar artistas, produtores, pesquisadores e agentes da cultura. 

Neste sentido, o Pré-Motins inicia a parceria entre o Psica e o Negritudes Globo, uma iniciativa da Globo que valoriza as narrativas negras na cultura brasileira.

“O Festival Negritudes Globo tem muitas afinidades com o Festival Psica e com o Motins. Ambos se centram na potência da negritude e da periferia, falam de cultura, criatividade, música e arte. A gente acaba se encontrando porque o Psica, além de ser amazônida, é também um festival preto e periférico, que discute música, gastronomia e cultura a partir dos territórios”, conta Jeft Dias, diretor da Psica Produções.

“O Negritudes nasceu com o propósito de dar visibilidade às potências negras que são fonte de inovação, criatividade e tendências da nossa brasilidade. Chegar em Belém, junto com o Psica, nos enche de orgulho e mostra que, somando forças, é possível abrir espaço para os talentos locais e valorizar a riqueza da cultura afro-indígena amazônica”, complementa Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.

Veja programação do Pré-Motins

  • 15h – Exibição do filme Boiúna + falas
  • 15h30 – Abertura Psica e Negritudes Globo
  • 15h40 – Moraes MV
  • 15h55 – Debate: Amazofuturismo
  • 16h45 – Debate: Narrativas do Brasil a partir do território amazônico
  • 17h30 – Gang do Eletro
  • 18h – Mestre Dimmi e Carimbó Sensacional