Projeto de lei ‘Marília Mendonça’ a avança na Câmara dos Deputados
PL agora segue para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
O Projeto de Lei 5808/23, batizado com o nome da cantora Marília Mendonça, avançou na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O PL reconhece a música caipira e sertaneja como manifestação cultural e homenageia a cantora sertaneja que morreu em novembro de 2021.
Dentre as justificativas do projeto, está o papel que a música sertaneja tem na identidade do povo brasileiro e a importância da preservação de tradições e histórias a partir dela. “No Brasil, a música caipira e sertaneja tem desempenhado um papel importante na construção da identidade cultural do país, refletindo a vida no campo, a lida com o gado, as histórias de amor e as paisagens rurais. Essa tradição musical é um elemento significativo do patrimônio cultural brasileiro e merece o devido reconhecimento e preservação”, diz um trecho do PL (a íntegra pode ser lida aqui).
Um dos pontos altos do PL é a garantia do ensino da viola caipira, instrumento primordial nos pagodes e modas do gênero. “O presente projeto procura também garantir o incentivo ao ensino da viola caipira como uma maneira de garantir a continuidade da tradição musical caipira e sertaneja. A viola é um instrumento característico desse gênero musical, e promover sua aprendizagem contribui para a transmissão do conhecimento e das técnicas necessárias para a sua prática”.
Com a aprovação na Comissão de Cultura, a proposta segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.