Entenda o Projeto de Lei Marília Mendonça
PL busca reconhecer a música caipira e sertaneja como parte da cultura nacional
Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Projeto de Lei Marília Mendonça foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (12). O próximo passo é o Senado, onde passará por votação e, se acatado, passará a valer a partir da publicação.
Proposta
Apresentado em novembro de 2023 pela deputada federal Flávia Morais, o texto do Projeto de Lei 5.808/23, que leva o nome de Marília Mendonça, busca reconhecer oficialmente a música caipira e sertaneja como manifestação da cultura nacional.
De acordo com a proposta, a aprovação é necessária para garantir a preservação dessa sonoridade e para assegurar que essa “tradição musical continue a enriquecer a diversidade cultural do Brasil”.
A justificativa diz que a música é uma expressão cultural fundamental na formação de identidade de um povo e na preservação de suas histórias, refletindo a vida e os valores do brasileiro que vive no interior do país.
O PL também cita a necessidade de incentivar o ensino de viola caipira para dar continuidade à tradição musical sertaneja, pois promover o instrumento característico desse gênero musical é contribuir para transmitir o conhecimento e as técnicas de sua prática.
Além de uma homenagem a Marília Mendonça, o texto revela que a cantora teve papel importante na promoção dessa sonoridade ao longo de sua carreira.
Marília Mendonça faleceu em 5 de novembro de 2021 e deixou um grande legado na música sertaneja.








