Preta Gil: presidente Lula se despede da cantora
Artista morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após luta contra o câncer
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo (20) a morte de Preta Gil, que morreu aos 50 anos, após enfrentar complicações decorrentes de um câncer diagnosticado em 2023. Em nota, Lula destacou a alegria, o talento e a força da cantora e empresária:
“Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.”
O presidente contou que ligou para Gilberto Gil, pai da artista, e Flora Gil para confortá-los. Também estendeu sua solidariedade a Francisco Gil, único filho da cantora, à neta Sol de Maria e à mãe de Preta, Sandra Gadelha.
Nascida no Rio de Janeiro, em 8 de agosto de 1974, Preta Gil cresceu imersa no ambiente artístico, cercada de nomes como Caetano Veloso e Maria Bethânia. Estreou na música com o álbum “Pret-a-Porter” (2003) e marcou sua trajetória com faixas como “Sinais de Fogo” e “Só o Amor”, transitando pela MPB, pop e axé.
Mesmo durante o tratamento, ela manteve o otimismo. Em 2024, após uma infecção grave, enfrentou uma cirurgia de mais de 20 horas. No ano passado, lançou uma biografia em comemoração aos 50 anos de vida, na qual recorda um conselho do pai que a ajudou a seguir em frente.
“Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”, escreveu Lula. Preta deixa um legado artístico e afetivo que seguirá presente na memória da música brasileira.
+Leia mais – Preta Gil: famosos lamentam morte da cantora
O diagnóstico de Preta Gil
Preta foi diagnosticada com câncer pela primeira vez em janeiro de 2023 e começou o tratamento rapidamente. Desde que soube da doença, ela fez questão de falar abertamente sobre ela, oferecendo apoio e conscientização para o seu público.
Em entrevista ao “Fantástico”, à época, ela contou que os primeiros sintomas surgiram quando estava em turnê com seu pai, Gilberto Gil. “Passei mal em dois shows. Não consegui fazer um show em Berlim e um show na Inglaterra”.
+Leia mais: Gilberto Gil se despede da filha, Preta Gil, em comunicado: ‘Momento difícil’
A cantora fez a primeira cirurgia de 14 horas para remoção do tumor em agosto de 2023, quando também precisou retirar o útero e amputar o reto. Em dezembro daquele ano, ela revelou para o público que tinha recebido alta médica do tratamento, e iria aguardar cinco anos para ter a cura confirmada.
Em agosto de 2024, Preta teve uma recidiva da doença, com dois linfonodos na região da pelve da cantora. A nova fase do tratamento contra o câncer, segundo a própria cantora, iria incluir novas sessões de quimioterapias. Em 19 de dezembro daquele ano, ela foi submetida a uma cirurgia que durou cerca de 21 horas como parte da nova etapa do tratamento. Ela ficou quase dois meses internada e foi liberada em fevereiro. Preta decidiu ir para os Estados Unidos para passar por um tratamento experimental contra a doença.
+Leia mais – Preta Gil: última música da cantora carrega mensagem de esperança e superação