O diagnóstico de Preta Gil

Preta foi diagnosticada com câncer pela primeira vez em janeiro de 2023 e começou o tratamento rapidamente. Desde que soube da doença, ela fez questão de falar abertamente sobre ela, oferecendo apoio e conscientização para o seu público.

Em entrevista ao “Fantástico”,  à época, ela contou que os primeiros sintomas surgiram quando estava em turnê com seu pai, Gilberto Gil. “Passei mal em dois shows. Não consegui fazer um show em Berlim e um show na Inglaterra”.

+Leia mais: Gilberto Gil se despede da filha, Preta Gil, em comunicado: ‘Momento difícil’

A cantora fez a primeira cirurgia de 14 horas para remoção do tumor em agosto de 2023, quando também precisou retirar o útero e amputar o reto. Em dezembro daquele ano, ela revelou para o público que tinha recebido alta médica do tratamento, e iria aguardar cinco anos para ter a cura confirmada.

Em agosto de 2024, Preta teve uma recidiva da doença, com dois linfonodos na região da pelve da cantora. A nova fase do tratamento contra o câncer, segundo a própria cantora, iria incluir novas sessões de quimioterapias. Em 19 de dezembro daquele ano, ela foi submetida a uma cirurgia que durou cerca de 21 horas como parte da nova etapa do tratamento. Ela ficou quase dois meses internada e foi liberada em fevereiro. Preta decidiu ir para os Estados Unidos para passar por um tratamento experimental contra a doença.

+Leia mais – Preta Gil: última música da cantora carrega mensagem de esperança e superação