Phil Collins diz que pode voltar a compor e fala sobre estado de saúde
Músico deu rara entrevista para podcast da 'BBC'

Phil Collins (Reuters)
Phil Collins falou abertamente sobre seus problemas de saúde em uma rara entrevista para o podcast “Eras”, da BBC.
O ex-vocalista do Genesis fez seu último show ao vivo em 2022, após ter revelado aos fãs que mal conseguia segurar uma baqueta após uma grave lesão cervical em 2007. A lesão danificou vértebras na parte superior do pescoço e causou danos permanentes aos nervos.
O que Phil Collins disse sobre o seu estado de saúde
“Tenho uma enfermeira morando comigo 24 horas por dia para garantir que eu tome meus medicamentos corretamente”, disse Phil no podcast. “Tive problemas com o meu joelho… Tudo o que podia dar errado, deu errado.”
Collins revelou que passou por cinco cirurgias no joelho e que agora tem um joelho “que funciona” e que consegue andar com auxílio de muletas.
O músico disse que está sóbrio há dois anos. “Foram alguns anos difíceis, interessantes e frustrantes… mas agora está tudo bem.”
Em julho do ano passado, um representante de Collins teve que assegurar aos fãs que ele não estava em cuidados paliativos, após rumores nas redes sociais afirmarem que ele estava à beira da morte.

Collins, que começou a tocar bateria aos cinco anos de idade, teve sucesso tanto como membro da banda de rock Genesis quanto em carreira solo, com hits como “In the Air Tonight”, o primeiro single de seu álbum de estreia de 1981, “Face Value”.
Ele ganhou um Grammy de álbum do ano graças ao seu terceiro álbum solo, “No Jacket Required” – um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos – lançado em 1985.
Questionado sobre o que a vida lhe ensinou, Collins disse que havia uma parte dele que tentava compensar coisas “que eu fiz ou que fiz as pessoas sentirem. Ou que afetou as crianças de alguma forma negativa”.
Collins tem cinco filhos de seus três casamentos: o filho Nic, baterista, de 24 anos; o músico Simon, de 48 anos; a atriz Joely, de 52 anos; o jogador de futebol Mathew, de 21 anos; e a atriz Lily Collins, estrela da série “Emily em Paris”.
“Tive uma vida familiar muito feliz”, continuou ele. “Meus filhos são incrivelmente bem ajustados, considerando algumas das coisas pelas quais passei, sabe? E como já disse antes, tenho muito orgulho de todos eles. Todos se tornaram independentes e fizeram o que acreditam.
“Me sinto muito sortudo por isso. Mas não poderia ter desejado uma carreira musical mais variada e repleta de acontecimentos, e não tenho períodos em que me sinto insatisfeito comigo mesmo.”
Collins disse que, além de estar “totalmente móvel e saudável novamente”, gostaria de entrar em estúdio e “dar uma olhada para ver se consigo compor mais músicas… você precisa começar a fazer para ver se consegue”.
Os quatro primeiros episódios de “BBC Eras: Phil Collins” já estão disponíveis no BBC Sounds. O quinto episódio, em formato visual, será lançado na segunda-feira, 26 de janeiro.

TRENDING
- BTS: fãs no México pedem clareza na venda de ingressos e ganham apoio do governo 20/01/2026
- Stray Kids e ‘Guerreiras do K-pop’ entram no Top 10 de vendas de 2025 18/01/2026
- Sunghoon, do ENHYPEN, lança remix de single em versão phonk brasileiro 19/01/2026
- ‘Guerreiras do K-pop’: conheça a inspiração da música ‘Golden’ 15/01/2026
- Com novo álbum, ENHYPEN se mostra cada vez mais global 20/01/2026