Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Paulinho da Costa: o ilustre desconhecido que mudou o ritmo do mundo

Paulinho da Costa (Divulgação)

Paulinho da Costa (Divulgação)

Com certeza você nunca viu o nome do Paulinho da Costa na Billboard Hot 100. Mas ele já atingiu o nº 1 dessa lista algumas vezes. Presença constante nas paradas da Billboard há décadas, embora quase sempre invisível por trás dos grandes nomes do pop e jazz mundial, como Michael Jackson, Madonna, Quincy Jones, Tina Turner, Elton John, Prince, Céline Dion, Bob Dylan, Eric Clapton, Whitney Houston, Stevie Wonder, Will.i.am, Rod Stewart, Miles Davis, Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Ray Charles, Barbra Streisand, para citar alguns, Paulinho da Costa é uma lenda viva. Ou melhor, uma lenda viva brasileira. 

Foram mais de 6 mil canções, com sua percussão acompanhando mais de 1.000 artistas. Seguramente, você já dançou, cantou, ouviu e viveu muitas delas. Paulinho tocou, por exemplo, na faixa “We Are the World” (USA for Africa), música que chegou ao nº 1 e foi o single mais vendido de 1985; e em “Billie Jean” (Michael Jackson, do álbum “Thriller”), que permaneceu semanas no topo da Billboard 200.

São centenas de hits que se consagraram vencedores do Grammy e que fizeram de Paulinho o músico com mais participações na história do maior prêmio da música mundial.

Paulinho da Costa nasceu em uma família simples em Irajá, no Rio de Janeiro, nos anos 50, cercada de samba e festa. Depois da separação dos pais, ainda criança, encontrou na música um refúgio. Tocava na Festa da Penha, um dos festivais de samba e percussão mais importantes da época. Aos 16 anos, foi selecionado para uma turnê na Europa. Depois de três meses viajando pelo continente, Paulinho voltou ao Rio para o que viria a ser o show mais importante da sua vida, onde conheceu o amor eterno, Arice.  

Pouco tempo depois, Sérgio Mendes o chamou para integrar sua banda em Los Angeles. Foram três anos nos maiores palcos dos Estados Unidos. E foi ali que o talento de Paulinho começou a chamar a atenção de músicos que ainda estavam escrevendo o início de suas próprias histórias.

Voltando de uma turnê no Japão, Paulinho conheceu alguém que mudaria sua trajetória para sempre: Michael Jackson. Foi então que Paulinho saiu dos palcos e entrou nos estúdios. Seu rosto desapareceu. Seu nome também. Mas seu ritmo não. Vieram “Off the Wall”, “Thriller”, “Bad”, “Give Me The Night”, “Rhythm of the Night”, “Like a Virgin”, “All Night Long”, para citar alguns hits que atravessaram décadas. 

E, por causa de tudo isso, Paulinho da Costa acabou de ser escolhido como a primeira pessoa nascida no Brasil a ter seu nome eternizado na Calçada da Fama de Hollywood. Já era hora de você conhecer o nome do maior percussionista do mundo. Chegou a hora de você conhecer Paulinho da Costa. 

Porque alguns passos mudam o mundo. Outros, mudam o ritmo.

Johnnie Walker celebra os passos que mudam o ritmo do mundo.
Aprecie com moderação.