Ozzy Osbourne: veja todos os detalhes do velório
Evento público antecederá funeral e nova exposição do cantor
Ozzy Osbourne está voltando para casa. O corpo do ícone do metal, que morreu em 22 de julho aos 76 anos, percorrerá sua cidade natal, Birmingham, na Inglaterra, nesta quarta-feira (30). Segundo a BBC, os fãs terão a chance de se despedir de Osbourne quando o cortejo passar pela Broad Street, no centro da cidade, a partir das 13h no horário local.
O carro funerário seguirá até a Black Sabbath Bridge e o banco comemorativo, onde fãs deixaram milhares de homenagens, mensagens e flores desde o falecimento do cantor. O banco em homenagem à banda de heavy metal liderada por Ozzy foi inaugurado em 2019 e se tornou um ponto de peregrinação para admiradores do grupo e do artista. A estrutura exibe imagens dos quatro integrantes originais — o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward — além do logotipo da banda e da inscrição “Made in Birmingham”.
“Vamos prestar nossas últimas homenagens a uma das maiores lendas vivas de Birmingham”, disse Zafar Iqbal, prefeito da cidade, sobre a cerimônia que será acompanhada pela banda local Bostin’ Brass. “Ele colocou Birmingham no mapa. Colocou Aston no mapa”, afirmou, chamando Ozzy de “filho de Birmingham”.
Ozzy Osbourne: mais detalhes do velório
O evento será realizado antes do funeral privado da família, permitindo que os parentes vejam as homenagens feitas por fãs de lugares como México, Estados Unidos e Polônia. Uma mensagem emocionante de um fã grego dizia: “Para o nosso rei do metal, você foi uma luz na escuridão, o mais belo, humilde e glorioso louco. Tivemos muita sorte. Obrigado pela música. Sem ela, não sei quem eu seria.”
Além do cortejo, o público poderá visitar o Birmingham Museum and Art Gallery para assinar o livro de condolências e conferir a exposição “Ozzy Osbourne: Working Class Hero”, inaugurada no mês passado com a presença de Sharon Osbourne, esposa e empresária do cantor.
Ozzy faleceu duas semanas após fazer sua última apresentação solo e com o Black Sabbath, em 5 de julho, durante o show “Back to the Beginning”, também em Birmingham. Por conta de problemas de saúde, ele cantou sentado em um trono preto decorado com morcegos.
Mesmo com a despedida, a memória de Ozzy seguirá viva com projetos póstumos já anunciados, como o documentário de show “Back to the Beginning: Ozzy’s Final Bow”, previsto para estrear nos cinemas em 2026. Ainda este ano, chega à Paramount+ o longa “Ozzy Osbourne: No Escape From Now”, que acompanha sua luta de seis anos para se recuperar de uma queda grave sofrida em 2019 e o diagnóstico de Parkinson.
[Este é um texto traduzido da Billboard US. Leia o original aqui]