Tudo o que sabemos sobre novo disco ‘Criolo, Amaro & Dino’
Álbum é uma parceria entre os artistas
Depois da colaboração em “Esperança”, faixa lançada em maio de 2024, Criolo, Amaro Freitas e Dino d’Santiago anunciam um álbum completo. O trio entrega “Criolo, Amaro & Dino” ao público no dia 15 de janeiro, com capa assinada pelo artista visual Vik Muniz.
Para sanar a curiosidade do público, a Billboard Brasil foi atrás de todos os detalhes por trás do novo lançamento.
Em publicação nas redes sociais, os artistas soltaram uma prévia da faixa “Você Não Me Quis”, presente na tracklist do projeto de 12 músicas.
O disco colaborativo traz uma proposta artística que surgiu da conexão entre o rapper paulistano Criolo, o pianista pernambucano Amaro Freitas e o compositor português Dino d’Santiago.
Essa união do rap, do piano contemporâneo e dos sons da diáspora africana dá forma a um álbum que viaja entre cidades da língua portuguesa, celebrando um encontro transatlântico. O próprio trio declarou que trata-se de um disco que comemora a amizade e a devoção à música.
Criolo explicou, em entrevista à Veja São Paulo, que “Criolo, Amaro & Dino” surgiu como um novo projeto enquanto ele trabalhava num material para as gravações de um disco duplo de samba, com metade do repertório revisitado por Dino.
Mesmo sem ter sido lançado oficialmente, o álbum já foi executado ao vivo. No dia 6 de dezembro do ano passado, durante o “Matiz 2 Anos”, em São Paulo, o trio performou o disco pela primeira vez.
A próxima apresentação conjunta também já tem data: 13 de junho, no Primavera Sound Porto, em Portugal.
Mudança em momento estratégico
Com vocação internacional, o disco entre os brasileiros e o português chega durante um novo capítulo na carreira de Criolo.
Dono de uma das carreiras mais respeitadas e consistentes da música brasileira contemporânea, o rapper paulistano retorna ao casting da BOA Música, que passa a administrar o catálogo autoral da Criolo Produções Artísticas.
A união entre ambos busca ampliar a estrutura, o alcance e as possibilidades de licenciamento, sincronizações e novos projetos no Brasil e no exterior.








