Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Caetano Veloso é homenageado pelo bloco Filhos de Gandhi

Ele, que já citou o bloco na canção 'Beleza Pura', desfilou ao lado de amigos

WhatsApp Image 2024 02 12 at 16.46.06

Caetano Veloso e Gilberto Gil no desfile do Filhos de Gandhi (Reprodução Instagram)

“Manda descer pra ver Filhos de Gandhi”, diz a letra de Gilberto Gil, numa das mais belas canções do álbum “Gil & Jorge”, de 1975. Pois ele e Caetano Veloso nunca deixaram de atender a esse chamado. Num post publicado hoje em suas redes sociais, Caetano surge ao lado de Gil citando justamente a letra do amigo e parceiro.

“Beleza pura o desfile dos Filhos de Gandhi. Obrigado pela homenagem”, derreteu-se Caetano. A parada do bloco teve como tema “Beleza Pura”, uma das canções mais famosas do compositor –e cuja letra diz “dentro daquele turbante dos Filhos de Gandhi/ Tudo é chique demais, tudo é muito elegante/ Manda botar, fina palha da costa e que tudo se trance/ Todos os búzios, todos os ócios.”

Caetano Veloso foi acompanhado de sua mulher, Paula Lavigne, que acompanhou o festejo fora da avenida –o Gandhi é um bloco masculino. Gil, por seu turno, surgiu ao lado do filho José, e de Bento, neto do compositor. Outros famosos presentes à homenagem foram o rapper Baco Exu do Blues e Zé Ricardo, vice-presidente artístico do Rock in Rio e do The Town.

Fundado em 1949 por um grupo de estivadores, o Filhos de Gandhi é um dos blocos mais tradicionais do carnaval baiano. Eles são inspirados pela atitude de não-violência do ativista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948). Trajam roupas brancas e azuis, turbantes e muitos colares, que são oferecidos aos foliões para desejar paz pelo ano inteiro. Em troca, são presenteados por singelos beijos na boca.

WhatsApp Image 2024 02 12 at 17.10.17
Zé Ricardo, do Rock in Rio e do The Town, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil (Reprodução Instagram)