‘Now and Then’, a nova música dos Beatles que ganhou vida com IA
Demo gravada por John Lennon em em seu apartamento deu origem à ideia
“Now and Then”, a aguardada versão final da nova música com os quatro membros dos Beatles, foi anunciada por Paul McCartney e realizada graças à tecnologia de inteligência artificial usada no documentário “Get Back”, de Peter Jackson.
A canção será lançada no dia 2 de novembro, com direito a um clipe, que estreia no dia seguinte. Um documentário de 12 minutos sobre o processo de criação da música também complementará o lançamento e será lançado no canal dos Beatles no YouTube, no dia 1º de novembro.
“A voz de John, cristalina”, confirmou Paul em nota oficial. “É emocionante. É uma genuína gravação dos Beatles em que os quatro estão tocando. Estar em 2023 e ainda trabalhando com os Beatles é incrível”, disse.
A canção foi escrita e cantada por John Lennon no final da década de 1970, em Nova York. Em 1994, a gravação chegou a Paul McCartney em uma fita etiquetada “for Paul”, pelas mãos de Yoko Ono, viúva de John. O cassete também continha as versões demo de “Free As a Bird” e “Real Love”.
Em junho, Paul já havia revelado que estava tentado extrair a voz de John de uma fita. A produção da nova canção também teve os dedos de Ringo Starr, baterista do quarteto de Liverpool. As guitarras de George Harrison foram acrescidas em 1995 e o arranjo de cordas escrito por Paul, Giles Martin e Ben Foster.