Você está lendo
Nelson Adão, da SRCOM, conta como Rio Réveillon virou megafestival de música

Nelson Adão, da SRCOM, conta como Rio Réveillon virou megafestival de música

Evento será o maior réveillon do mundo com 70 artistas distribuídos em 13 palcos

Rio Réveillon 2026 deve contar com mais de 5 milhões de pessoas

O Rio Réveillon passa por uma expansão histórica em 2026, consolidando-se como o “maior festival de música do Brasil”. Sob o comando da SRCOM, que assina a produção e curadoria pelo 18º ano consecutivo, o evento se descentraliza e multiplica suas atrações. Serão 13 palcos espalhados por toda a cidade, de Copacabana à Ilha do Governador, reunindo mais de 70 artistas e uma expectativa de público de 5 milhões de pessoas na virada do ano. A missão, como define a agência, é gerar emoção e celebrar a diversidade da cultura brasileira através da música.

VEJA TAMBÉM
Rio Réveillon 2026

A curadoria, 100% interna da SRCOM, buscou criar um mosaico musical que dialogue com todos os públicos – cariocas e visitantes. A programação vai desde um palco gospel em sua segunda edição no Leme até palcos nas zonas Norte e Oeste com nomes como Arlindinho e Dudu Nobre, promovendo uma democratização do acesso à festa.

Em Copacabana, o palco principal, Rio, terá highlights como o encerramento da turnê de Gilberto Gil com participação inédita de Ney Matogrosso na praia, o encontro de gerações entre Belo e Alcione, o fenômeno João Gomes com Iza e um espetáculo tecnológico de Alok com 1.200 drones – que promete recorde anterior de show de drones, feito realizado pelo próprio DJ.

A edição de 2026 também marca um avanço em espetáculo visual e compromisso sustentável. O show de fogos ganhará uma trilha sonora especial e será complementado pelo balé de drones, o maior do Brasil, em uma homenagem ao Rio. Paralelamente, o evento adota uma série de práticas ESG, como gestão de resíduos, compensação de carbono e acessibilidade, para se tornar uma “virada sustentável”. A Billboard Brasil é parceira de mídia estratégica desta celebração que reafirma o Rio como a capital mundial da Réveillon.

A realização é fruto de uma construção de longo prazo. A SRCOM dedicou um ano ao desenvolvimento do line-up, ouvindo especialistas e comunidades locais para garantir que cada palco espalhado pela cidade reflita a identidade de seu bairro. “A música é o fio condutor de um trabalho que tem a emoção como principal matéria-prima, e essa filosofia se estenderá para outros grandes projetos da empresa em 2026, como o FanFest de Samba e Carnaval em Copacabana”, conta em entrevista exclusiva à Billboard Brasil, Nelson Adão, um dos sócios da SRCOM. Leia abaixo mais detalhes sobre o evento.

Nelson Adão, um dos sócios da SRCOM, empresa responsável pela realização do Rio Réveillon. Divulgação.

Billboard Brasil – Este ano o Rio Réveillon se descentralizou totalmente. Eu queria que você me explicasse, então, essa ideia, de onde vem, qual que é a motivação?

Nelson Adão – O Réveillon vem numa construção e nessa construção a gente viu que tinha muito espaço pra abraçar ainda mais gente no projeto. E abraçar ainda mais pontos na cidade. Dessa forma, o projeto se transformou no maior festival de música do Brasil. A gente tá falando no dia 31 de 5 milhões de pessoas em 13 palcos espalhados pelo Rio, são mais de 70 artistas e eu acho que essa curadoria fala muito com todos os públicos do Rio de Janeiro. É realmente uma grande mistura, desde um palco gospel no Leme, que tá indo pra sua segunda edição e na primeira edição no passado já foi um sucesso, até esses outros palcos espalhados pela Zona Oeste, pela Zona Norte, que trazem aí nomes como Arlindinho, Dudu Nobre, que são também nomes bem simbólicos da música do Rio de Janeiro, da música brasileira, realmente promovendo essa democratização da música e do Réveillon.

Billboard Brasil – E como vocês, especificamente pra esse line-up, entendem o que vai pegar melhor em cada região.Vocês têm curadores locais?

Nelson Adão – As produções desses palcos locais incentivam muito a gente a trazer artistas desses bairros, que falam com essa comunidade. E a gente troca muito com essas produções locais para entender se aqueles artistas ali falam com aquelas comunidades. Por exemplo, o palco de Madureira. A gente troca muito com a comunidade de samba de Madureira, né? Porque não tem como você fazer um palco no parque de Madureira e não ter um grande nome ali do universo do samba. Então a gente escuta muito essas produções locais que já fazem o Réveillon há muito tempo, pra gente ser muito assertivo.

Billboard Brasil – A produção de vocês sempre mira em fazer coisas grandiosas e este ano estão com o show de drones do Alok, isso foi uma coisa exclusiva que ele montou pra vocês?

Nelson Adão – Na verdade, é uma cocriação, tá? Uma criação da gente, da SRCOM, junto com o Alok. Quando convidamos o Alok pra voltar no Réveillon, pra fazer esse novo momento dele na Praia de Copacabana, ele falou: “Cara, tem que ser emblemático também”. A gente criou esse espetáculo junto, e a ideia é realmente celebrar o Rio de Janeiro nesse show do Alok com toda a potência musical dele e com toda a criatividade. A gente vai bater recordes em relação a drones no Brasil. São 1.200 drones num espetáculo em homenagem ao Rio de Janeiro, musicado pelo Alok. Eu acho que vai ser a grande foto do dia seguinte.

Show de drones do Alok no Tomorrowland

Billboard Brasil – E o que vocês podem adiantar de surpresa? Há feats inéditos?

Nelson Adão – Isso é com o João Gomes e a Iza. Eles nunca cantaram juntos, têm uma admiração enorme. Eles se encontraram acho que duas vezes depois do dia que a gente anunciou o encontro, e aí começaram essa relação. Então eu acho que tem uma promessa muito grande de um encontro histórico aí. E eu acho que tá todo mundo esperando o Ney Matogrosso com o Gil. A Praia de Copacabana vem promovendo esses encontros históricos. É música para os ouvidos, né?

O cantor João Gomes, capa e destaque na Billboard Brasil (Marcus Steinmeyer)
O cantor João Gomes, uma das atrações principais do Rio Réveillon, estrelou capa da Billboard Brasil em 2025 (Marcus Steinmeyer)

Billboard Brasil – Vocês têm se especializado mais em música, palcos gigantescos. Para 2026, quais são os planos? É focar mais na música?

Nelson Adão – Ah sim, eu acho que a música é um fio condutor do nosso trabalho, da nossa emoção. A gente fala muito aqui que trabalha com emoção. E pra você gerar emoção, você precisa dar o toque da sensibilidade. E a gente acredita muito que esses momentos musicais são os que geram emoção e memórias. É isso que a gente gosta de construir. Este ano já tem aí grandes projetos: a gente termina o Réveillon, já começa um FanFest na praia de Copacabana pela primeira vez, um FanFest de samba e de carnaval, junto com a Liesa. É um projeto aberto ao público, que vai do dia 20 de janeiro até depois do Carnaval. Vai ter grandes nomes do samba, conexão com escolas de samba, rodas de samba… Acho que vai ser um projeto bem histórico na praia. Nunca aconteceu. E o fio condutor é a música, é o samba.

Rio Réveillon 2026

SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO RIO RÉVEILLON 2026

PALCO RIO (Copacabana, em frente ao Copacabana Palace)

18h às 3h – DJ Cady
20h – Gilberto Gil + Ney Matogrosso (convidado especial)
22h30 – Belo + Alcione
00h12 – João Gomes + Iza (convidada especial)
02h – Alok
03h30 – G.R.E.S. Beija Flor

PALCO SAMBA AMSTEL (Copacabana, altura da Rua República do Peru)
18h às 3h – DJ Tamy
20h – Roberta Sá
22h – Mart’nália
00h12 – Diogo Nogueira
01h40 – Feyjão convida Bloco da Preta
03h30 – G.R.E.S. Grande Rio

PALCO BANCO DO BRASIL – LEME

19h às 01h30 – DJ Marcelo Araújo
19h20 – Midian Lima
20h45 – Samuel Messias
22h15 – Thalles Roberto
00h12 – Grupo Marcados

PALCO SESC RJ FLAMENGO (Praia do Flamengo, Posto 2)

20h30 – Joanna
22h – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
00h12 – Tributo à Raul Seixas

PALCO SESC RJ PISCINÃO DE RAMOS (Praça Roquete Pinto, 2)
21h30 – Ana Petkovic
22h30 – MC Cacau
00h20 – Balacobaco

PALCO SESC RJ SEPETIBA (Praia de Sepetiba, 1.886)

21h30 – Tília
22h30 – Juninho Thybau
00h20 – Caju pra Baixo

PALCO PARQUE MADUREIRA AMSTEL (Rua Soares Caldeira, 115)
20h – DJ Michell + Black de Elite
22h30 – Sombrinha

PALCO SESC RJ PENHA (Rua Santo Engracia, s/nº)
20h30 – Pura Batucada
21h30 – Thais Macedo
00h20 – Dudu Nobre

PALCO SESC RJ PARQUE OESTE (Avenida Cesário de Melo, 6.851 – Inhoaíba)

19h30 – Pagodelas
21h – Fróes
22h30 – Batuke 021
00h20 – Leandro Sapucahy

PALCO SESC RJ ILHA DO GOVERNADOR (Praia da Bica, em frente ao nº 169)

19h – Roda de Santa Rita
20h30 – Arlindinho

PALCO SESC RJ PAQUETÁ (Praia da Moreninha s/nº)

19h – Ryon
22h – Afromix
00h20 – Marcos Santos

Palco SESC RJ PARQUE REALENGO (Rua Professor Carlos Wenceslau, 388)

19h – DJ Rafael Nazareth
22h – Nem da Tia Doca
00h15 – Sambay

PALCO SESC RJ PEDRA DE GUARATIBA (Estrada da Matriz, 219)
20h30 – MC Bob Rum
00h20 – Delcio Luiz

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.