Por que o Navio Pirata do BaianaSystem no Ibirapuera é imperdível?
O Navio Pirata aporta em São Paulo neste sábado (21)

BaianaSystem reúne multidão em Salvador (Alfredo Filho/ Secom)
Para os foliões que ainda têm fôlego após os dias oficiais de folia, o Navio Pirata, icônico bloco do grupo BaianaSystem, aporta em São Paulo neste sábado (21). O desfile acontece na região do Parque Ibirapuera, com concentração marcada para as 15h nas imediações do Obelisco e dispersão prevista para as 18h. O evento, que encerra o ciclo carnavalesco da capital paulista, promete atrair uma multidão em busca da catarse sonora que define a banda.

Navio Pirata do BaianaSystem: o fenômeno da catarse de multidões
O Navio Pirata não é apenas um trio elétrico; é um conceito de ocupação urbana e resistência cultural. Criado pelo BaianaSystem, grupo fundado em 2009 por Russo Passapusso, Roberto Barreto e SekoBass, o bloco nasceu da necessidade de experimentar novas linguagens para a guitarra baiana, fundindo-a com o sound system jamaicano, o ijexá, o dub e o rock. Desde suas primeiras aparições no Carnaval de Salvador, o Navio Pirata se destacou como o maior símbolo da “pipoca” (o folião que pula livremente na rua).
Na Bahia, o Navio Pirata é um ritual. O grupo transformou o circuito Campo Grande e o pré-Carnaval do Furdunço em palcos de manifestações profundas. A força da banda é tamanha que, no Carnaval de 2026, o desfile em Salvador atraiu a presença do Presidente Lula, que acompanhou a passagem do trio no circuito Campo Grande. O momento, amplamente registrado em vídeo, mostrou o presidente pulando ao som de “Panela”, reforçando o impacto do BaianaSystem como um termômetro social e político do Brasil contemporâneo.
O Navio é conhecido por ser um espaço de encontros improváveis e potentes. Ao longo dos anos, o palco móvel do grupo recebeu participações constantes de nomes como BNegão, o eterno parceiro de rimas; Lazzo Matumbi, voz ancestral que traz o peso do samba-reggae; e a ministra da Cultura Margareth Menezes, que frequentemente divide o microfone com Russo Passapusso. Para o desfile de hoje em São Paulo, nomes como Chico César e Vandal também são aguardados para somar à pressão sonora.
“BaianaSystem é o público”, costumam dizer os integrantes. Essa filosofia reflete-se nas famosas “rodas” que se abrem no meio da multidão, momentos de dança frenética que prezam pelo cuidado mútuo. Com uma estética visual marcante baseada em máscaras e grafismos, o Navio Pirata chega a São Paulo consolidado não apenas como um bloco, mas como um dos maiores espetáculos de música brasileira da atualidade.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
TRENDING
- KATSEYE anuncia saída temporária de Manon; entenda motivo 20/02/2026
- Shows do BTS serão transmitidos ao vivo nos cinemas brasileiros; saiba mais 19/02/2026
- Veja agenda completa de blocos no Pós-Carnaval de São Paulo 21/02/2026
- Bad Bunny em SP: o encontro do maior astro global com a maior plateia do mundo 21/02/2026
- Veja o setlist da turnê de Bad Bunny, ‘DeBÍ TiRAR MáS FOToS’ 19/02/2026