Você está lendo
Nando Reis, Safadão e mais: veja quem gravou Dorgival Dantas

Nando Reis, Safadão e mais: veja quem gravou Dorgival Dantas

Canções ultrapassam o universo do forró e ganham versões em diferentes estilos

Dorgival Dantas grava Projeto “Raízes” com João Gomes e mais

Dorgival Dantas está em todas. Mês passado, subiu ao palco diante de uma multidão na Lapa (Rio de Janeiro) para cantar o hit “Coração”, junto com o amigo e admirador João Gomes. O compositor e sanfoneiro potiguar é um artista com uma longa carreira solo e seis álbuns, entre gravações em estúdio e registros ao vivo. Suas composições foram regravadas por nomes de diferentes “tribos” da música brasileira. 

VEJA TAMBÉM
O cantor sertanejo Gusttavo Lima teve show cancelado

Referência na cena do forró, Dorgival realiza o Derradeiro de Maio, evento que abre as festas juninas e recebe milhares de pessoas, na própria fazenda em Olho D’Água do Borges (RN).  Além de apresentações solo, ele faz parte do Encontro das Sanfonas, com Waldonys e Flávio José, evento que celebra a arte do acordeon. 

Seus sucessos definitivamente estão na boca do povo, mesmo quando não carregam a sua voz. Isso porque Dorgival também é um caso de artista que alcançou projeção nacional após outros gravarem suas canções. Um marco inicial foi o sucesso do hit interpretado pelo grupo baiano Rapazolla em 2005, eleita melhor música do Carnaval da Bahia daquele ano. 

Esse êxito abriu as portas para Dorgival como compositor, fazendo com que várias de suas músicas fossem reinterpretadas além do forró tradicional. Além de compor sucessos próprios, “O Poeta” tornou-se célebre por ter hits de sua autoria cantados por grandes nomes da música popular.

Na sequência, diversas canções de Dorgival Dantas foram regravadas por nomes do sertanejo universitário e do forró eletrônico. Por exemplo, “Pode Chorar” foi gravada por Jorge & Mateus e chegou a integrar a trilha da novela Araguaia (2010). Outra composição famosa, “Você Não Vale Nada”, composta por Dorgival, ganhou versão da banda Calcinha Preta em 2009.

A seguir, listamos alguns artistas que regravaram músicas de Dorgival Dantas. 

Calcinha Preta (“Você Não Vale Nada”)

A banda Calcinha Preta regravou “Você Não Vale Nada” em 2009 para ser o tema da personagem Norminha na novela Caminho das Índias. Na voz de Bell Oliver e Silvânia Aquino, o forró eletrônico original de Dorgival Dantas tornou-se um fenômeno nacional, rendendo prêmios à banda e consagrando a música nas rádios e shows sertanejos por todo o país.

Nando Reis (“Você Não Vale Nada”)

O cantor e compositor Nando Reis inseriu “Você Não Vale Nada” em seus shows solo, chegando a registrá-la no álbum “Ao Vivo em São Paulo” (2010). A interpretação de Nando deu à balada de Dorgival um toque pop-rock, mostrando a versatilidade da letra e levando a canção para além do universo do forró.

 

Ana Carolina (“Você Não Vale Nada”)

A cantora Ana Carolina também interpretou “Você Não Vale Nada” em apresentações ao vivo. Sua versão ressaltou o caráter dramático da letra de Dorgival Dantas, ajudando a impulsionar ainda mais o sucesso da música, originalmente lançada pelo Calcinha Preta.

Alexandre Pires (“Pode Chorar”)

O cantor Alexandre Pires incluiu “Pode Chorar” em seu álbum ao vivo “Em Casa” (2008), numa reinterpretação em ritmo de pagode. A versão de Pires manteve a letra romântica de Dorgival, ganhando espaço nas rádios de samba com sucesso.

Wesley Safadão (“Serviu pra Aprender”)

Wesley Safadão, ex-vocalista da banda Garota Safada e hoje cantor solo de forró e piseiro, gravou “Serviu Pra Aprender”, canção de Dorgival Dantas. A versão de Safadão, presente em seus shows ao vivo, manteve o ritmo envolvente do xote original.

Michel Teló (“Bará Bará”)

O fenômeno internacional Michel Teló lançou “Bará Bará Bere Berê” em 2012, outra canção assinada por Dorgival Dantas. A gravação de Teló para o álbum Na Balada alcançou sucesso mundial, transformando o forró tradicional de Dorgival em hit do verão global graças à versão dançante e cativante do sertanejo universitário.

César Menotti e Fabiano (“Tarde Demais”)

A dupla sertaneja César Menotti & Fabiano gravou “Tarde Demais”, música de Dorgival Dantas, em seu repertório romântico. A interpretação sertaneja de Menotti & Fabiano popularizou ainda mais essa composição de Dorgival, levando a canção aos grandes shows da dupla e aos rankings de sucesso do gênero.

Jorge e Mateus (“Pode Chorar” e “Amor Covarde”)

Os sertanejos Jorge & Mateus regravaram as canções “Pode Chorar” e “Amor Covarde”, ambas compostas por Dorgival Dantas. A versão de Pode Chorar pela dupla foi tão bem recebida que foi incluída na trilha sonora de Araguaia. Eles fizeram dessas faixas parte de seus álbuns ao vivo, ajudando a difundir ainda mais as criações de Dorgival.

Bruno & Marrone (“Só Sei Te Amar”)

A dupla sertaneja Bruno & Marrone regravou “Só Sei Te Amar”, uma balada composta por Dorgival Dantas. Em voz de Bruno & Marrone, a canção ganhou interpretação romântica de violão e acordeon, tornando-se um clássico das apresentações sertanejas da dupla.

Rapazolla (“Coração”)

Primeiro grande sucesso de Dorgival na voz de um outro artista. A música atingiu as paradas nacionais após ser eleita a melhor do carnaval da Bahia em 2005. 

 

 

 

 

 

 

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.