Você está lendo
Nação Zumbi fala da homenagem do Carnaval no Rio: ‘história de um grito’

Nação Zumbi fala da homenagem do Carnaval no Rio: ‘história de um grito’

Banda faz apresentação única na Áudio, sábado (25)

Nação Zumbi (@olucalima)

A Nação Zumbi vive um momento especial de celebração. Depois de passar por várias cidades do Brasil e da Europa, a turnê comemorativa “Da Lama Ao Caos – 30 anos” volta a São Paulo para uma única apresentação na Áudio, neste sábado (25).  A banda vai tocar na íntegra todas as faixas do disco clássico de sua trajetória. Além disso, no Carnaval 2026, a Nação Zumbi será homenageada pela Acadêmicos da Grande Rio no desfile da escola na Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro, com o enredo “A Nação do Mangue”, dedicado ao movimento Manguebeat.

VEJA TAMBÉM
Álbuns que completam 30 anos em 2025

“É uma maravilha o movimento Manguebeat, 30 anos depois, ser contemplado com uma homenagem de uma escola de samba”, diz Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi

Nação Zumbi (Divulgação/@olucalima)
Nação Zumbi (Divulgação/@olucalima)

“É especial no contexto de uma escola carioca contar a história de um grito a partir da cidade do mangue em toda a sua grandiosidade, dos passistas, das diversas alas, da bateria.”

No show da Áudio, Maciel Salú, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares, faz uma participação especial. Na abertura, a banda Devotos, ícone do punk rock e hardcore brasileiro, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, apresenta seu show.

Por que o disco “Da Lama Ao Caos” é um clássico?

O álbum de estreia de Chico Science & Nação Zumbi foi uma explosão brasileiras dos anos 1990.

Lançado em 1994, o trabalho trouxe uma nova forma forma de misturar som brasileiro e rock, ritmos regionais e universais. A ousadia das performances e as ideias de Chico Science ecoou e tornou-se um dos marcos do Movimento Mangue Beat, liderado pela banda e pelo Mundo Livre S/A.

Os garotos da periferia faziam som, mas também abordavam as artes visuais e denunciavam as desigualdades sociais e econômicas da região. O caranguejo do lodo dos manguezais mostrou para a juventude da época a ideia de  “caranguejo com cérebro” — a união da cultura local com a modernidade e a inteligência crítica.

Após 31 anos, “Da Lama Ao Caos”, produzido por Liminha, é celebrado como um marco de ousadia. Em 2022, foi escolhido o melhor disco da MPB nos últimos 40 anos em enquete promovida pelo jornal O Globo com 25 especialistas em música de todo o país.

 Entre as músicas que se tornaram clássicos do disco, destacam-se  “A Praieira”, que integra a trilha sonora da novela “Tropicaliente” (1994), “A Cidade”, com seu clipe veiculado na MTV Brasil e trilha da novela “Irmãos Coragem” (1995), “Da Lama Ao Caos”, “Samba Makossa”, entre outras.

Confira as últimas datas da turnê “Da Lama Ao Caos”

25/10 – São Paulo – Audio

08/11- Recife – Classic Hall (com Planet Hemp)

12/12 – Fortaleza – Festival Tamo Junto BB

13/12 – Belém – Festival Psica

Serviço Audio – “Da Lama Ao Caos – 30 anos”

Data: 25/10 (sábado)

Horário: 20h

Classificação: 18 anos

Local: Av. Francisco Matarazzo, 694, São Paulo

Ingressos: site Ticket 360

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.