Você está lendo
Morgan Wallen: conheça cantor que lidera Billboard 200 após caso de racismo

Morgan Wallen: conheça cantor que lidera Billboard 200 após caso de racismo

Artista é dono do álbum 'I'm the Problem'

Morgan Wallen

“I’m the Problem”, de Morgan Wallen, alcança a 10ª semana não consecutiva no topo da parada Billboard 200 (data de 16 de agosto). O álbum arrecadou 136 mil unidades equivalentes de álbuns nos Estados Unidos na semana encerrada em 7 de agosto (queda de 5%), de acordo com a Luminate. “I’m the Problem” estreou em primeiro lugar na parada datada de 31 de maio, passou as primeiras oito semanas na liderança, afastou-se do topo por dois períodos e, em seguida, retornou ao primeiro lugar nas últimas duas semanas consecutivas.

VEJA TAMBÉM
Ella Langrey (divulgação)

Morgan Wallen nasceu e foi criado em Sneedville, Tennessee. Seu aniversário é 13 de maio de 1993 e sua altura é de 1,78 m. Ele competiu no programa “The Voice” da NBC em 2014 e foi eliminado nos playoffs.

Um ano depois, em agosto de 2015, lançou “Stand Alone”, seu primeiro EP, com o álbum de estreia “If I Know Me” chegando em abril de 2018. O álbum alcançou a 10ª posição na Billboard 200 e passou 251 semanas na parada.

“Up Down”, com Florida Georgia Line, entrou na Hot 100 e alcançou a 49ª posição – “Proof” (nº 5) e “7 Summers” (nº 6). Além da FLG, ele também colaborou em vários gêneros com ERNEST, Diplo, Lil Durk e outros.

Em fevereiro de 2021, Morgan foi flagrado gritando uma palavra racista e outros palavrões. O conturbado astro country disse que passaria o resto do ano longe dos holofotes para se cuidar.

“Estou envergonhado e peço desculpas”, disse Wallen ao TMZ em um comunicado na época, após o veículo publicar o vídeo. “Usei uma ofensa racial inaceitável e inadequada da qual gostaria de me retratar. Não há desculpas para usar esse tipo de linguagem, nunca. Quero me desculpar sinceramente por usar essa palavra. Prometo melhorar.”

Desde então, Wallen aparentemente superou a controvérsia e participou de apresentações surpresas, anunciou uma turnê, levou para casa prêmios importantes (incluindo o de álbum do ano no ACM Awards de 2022) e quebrou recordes nas paradas.

Mais charts

Também no top 10 da última Billboard 200, Reneé Rapp e $uicideBoy$ registram seus álbuns com as maiores posições de todos os tempos, enquanto Yeat acumula seu sexto álbum no top 10.

A parada Billboard 200 classifica os álbuns mais populares da semana nos EUA com base no consumo multimétrico medido em unidades equivalentes de álbuns, compilado pela Luminate. As unidades incluem vendas de álbuns, álbuns equivalentes a faixas (TEA) e álbuns equivalentes em streaming (SEA).

Cada unidade equivale à venda de um álbum, ou 10 faixas individuais vendidas de um álbum, ou 3.750 transmissões oficiais de áudio e vídeo com anúncios ou 1.250 transmissões pagas/por assinatura sob demanda geradas por músicas de um álbum. A nova parada, com data de 16 de agosto de 2025, será publicada na íntegra no site da Billboard em 12 de agosto.

Das 136.000 unidades equivalentes de álbuns de I’m the Problem obtidas na semana encerrada em 7 de agosto, as unidades SEA representam 131.000 (aumento de 2%, equivalente a 172,27 milhões de transmissões oficiais sob demanda das músicas do conjunto — liderando o Top Streaming de Álbuns pela 11ª semana não consecutiva), as vendas de álbuns representam 4.000 (queda de 5% — subindo 16% em relação ao Top Album Sales) e as unidades TEA representam 1.000 (queda de 26%).

No acumulado, os três álbuns de Wallen que alcançaram o primeiro lugar (“I’m the Problem”, “One Thing at a Time” e “Dangerous: The Double Album”) passaram um total de 39 semanas na primeira posição da Billboard 200. Isso o coloca empatado com Elton John como o quarto artista masculino com mais semanas na primeira posição na história da parada, que remonta a março de 1956, quando a parada começou a ser publicada semanalmente.

Entre os artistas masculinos, os líderes são: Elvis Presley (67 semanas), Garth Brooks (52), Michael Jackson (51), John e Wallen (39 cada), Harry Belafonte e Drake (37 cada). Entre todos os artistas, os Beatles têm o maior número de semanas na primeira posição, com 132 em 19 álbuns na primeira posição.

“I’m the Problem” já passou 10 semanas em primeiro lugar, “One Thing at a Time” dominou por 19 semanas não consecutivas em 2023-34 e “Dangerous: The Double Album” ficou no topo por 10 semanas consecutivas em 2021.

No total, apenas seis artistas, incluindo Wallen, têm pelo menos três álbuns que passaram pelo menos 10 semanas em primeiro lugar. Ele se junta aos Beatles e Elvis Presley (quatro álbuns cada); Whitney Houston, The Kingston Trio, Taylor Swift e Wallen (três cada). Além disso, Wallen é o único artista a passar pelo menos 10 semanas em primeiro lugar com três álbuns completos consecutivos.

A trilha sonora de “Guerreiras do Kpop” mantém a segunda posição na Billboard 200, com 100 mil unidades equivalentes de álbuns (sua melhor semana até agora em unidades — um aumento de 7%). O conjunto tem registrado um ganho a cada semana desde sua estreia na lista, há sete semanas.

Reneé Rapp alcança seu álbum mais bem colocado até agora (e seu primeiro top 10), com “BITE ME” estreando na terceira posição da Billboard 200, com 64 mil unidades equivalentes de álbuns — a maior semana da cantora, compositora e atriz em termos de unidades.

Desse total, as vendas do álbum somam 47 mil (seu melhor desempenho de vendas até o momento, estreando em primeiro lugar na lista de álbuns mais vendidos), as unidades SEA somam 17 mil (equivalente a 21,85 milhões de streams oficiais sob demanda das músicas do conjunto, estreando em 34º lugar na lista de álbuns mais vendidos) e as unidades TEA representam uma quantia insignificante.

Rapp já havia colocado uma música na Billboard 200, “Snow Angel”, que estreou e alcançou a 44ª posição em 2023.

As vendas da primeira semana de “BITE ME” foram impulsionadas por sua disponibilidade em 11 versões em vinil (incluindo edições autografadas) e cinco versões em CD (incluindo edições autografadas).

$uicideBoy$ alcança seu álbum mais bem colocado nas paradas, com “THY KINGDOM COME” estreando na quarta posição da Billboard 200, com 57.000 unidades equivalentes a álbuns. É o quinto álbum da dupla de hip-hop a alcançar o top 10, que já havia chegado à quinta posição com seu último projeto nas paradas, “New World Depression”, de 2024.

Das unidades da primeira semana de “THY KINGDOM COME”, as unidades SEA representam 34.000 (equivalente a 45,48 milhões de streams oficiais sob demanda das músicas do álbum — estreia na sexta posição na lista de álbuns mais vendidos), as vendas do álbum somam 23 mil (estreia na segunda posição na lista de álbuns mais vendidos, impulsionado por sua disponibilidade em seis versões de vinil) e as unidades TEA representam uma quantia insignificante.

“SWAG”, de Justin Bieber, permanece inalterado na Billboard 200, na 5ª posição (44 mil unidades equivalentes de álbuns, queda de 16%), “You’ll Be Alright, Kid”, de Alex Warren, sobe de 8 para 6 posições (quase 44 mil, queda de 8%), “One Thing at a Time”, de Wallen, que liderou as paradas, sobe de 11 para 7 posições (39 mil, alta de 1%) e “1 SOS”, de SZA, que antes ocupava a 5ª posição, subiu de 12 para 8 posições (36 mil, queda de 5%).

Yeat acumula seu sexto álbum no top 10 das paradas, com “DANGEROUS SUMMER” abrindo na 9ª posição, com 34.000 unidades equivalentes de álbuns. Desse total, as unidades SEA representam 18 mil (equivalente a 25,83 milhões de streams oficiais sob demanda de suas músicas — estreia na 29ª posição no Top Streaming Albums), as vendas de álbuns representam 16.000 (impulsionadas pela disponibilidade em três variantes de CD, todas autografadas, exclusivas de sua loja virtual, estreia na 3ª posição no Top Album Sales) e as unidades TEA representam uma quantia insignificante.

“Short n’ Sweet”, de Sabrina Carpenter, que liderou as paradas, completa o top 10 mais recente, subindo de 16 para 10, com 30 mil unidades equivalentes de álbuns (aumento de 5%).

A Luminate, fornecedora independente de dados para as paradas da Billboard, realiza uma análise completa de todos os dados enviados usados na compilação dos rankings semanais das paradas. A Luminate analisa e autentica os dados. Em parceria com a Billboard, os dados considerados suspeitos ou não verificáveis são removidos, usando critérios estabelecidos, antes que os cálculos finais das paradas sejam feitos e publicados.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.