Relembre 7 momentos históricos do VMA
Cenas de Lady Gaga, Madonna e Britney Spears na premiação ainda repercutem
Com cerimônia marcada para 7 de setembro, o MTV Video Music Awards (VMA) anunciou nesta terça-feira (5) a lista de indicados da premiação em 2025.
A premiacão promete mais uma edição cheia de performances e momentos que podem entrar para a história do universo pop. O palco do VMA já foi marcado por apresentações icônicas, polêmicas, provocações e até mesmo looks criativos e inusitados.
7 momentos históricos do VMA
Britney Spears e a cobra
Como uma das performances mais elogiadas da história do VMA, Britney Spears subiu ao palco em 2001, no auge de sua carreira, para cantar “I’m Slave 4 You”, faixa de seu terceiro álbum de estúdio “Britney”, dançando com uma cobra real em seu pescoço e braços.
Mas o mesmo não ocorreu em 2007: a cantora recebeu inúmeras críticas ao apresentar “Gimme More” na mesma premiação anos depois. Em sua autobiografia Woman in Me, ela revela que passava por um período conturbado entre divórcio, batalha judicial pela guarda dos vídeos e perseguição da imprensa.
Lady Gaga e o look de carne
Surpreendendo o público, a performance de Lady Gaga no VMA de 2009 foi marcada por sua interpretação de “Paparazzi”, do álbum de estreia “The Fame”, com direito a cantora simular sua própria morte ao estampar sangue fake em sua roupa.
E falando em look, Gaga resolveu aparecer na premiação estadunidense vestida com carne em 2010. Isso mesmo: o vestido era composto por inúmeras peças de carne costuradas. Com ele, a artista subiu ao palco para receber o prêmio de Vídeo do Ano com “Bad Romance”.
No ano seguinte, a cantora passou a premiação toda vestida de Jo Calderone, seu alter-ego masculino, cantando “You & I”.
Madonna sendo Madonna
A história da rainha do pop no VMA começou logo na primeira edição, em 1984, quando performou “Like a Virgin” vestida de noiva com movimentos ousados. Em 1990, foi aclamada ao apresentar “Vogue” no VMA vestindo roupas do estilo francês do século 18 e fazendo passos de ballroom de Nova York, inaugurando uma era de performances teatrais.
Mas a premiação da MTV também tem espaço para climão. Foi o que ocorreu em 1995, quando Madonna se irritou ao ver Courney Love invadindo a transmissão enquanto dava uma entrevista.
Oito anos depois, em 2003, a rainha do pop protagonizou outro momento icônico da premiação: o beijo que deu em Britney Spears e Christina Aguilera direto do palco, momentos depois das princesas do pop cantarem um trecho de “Like a Virgin” vestidas de noite e Madonna aparecer para performar “Hollywood”, do álbum “American Life”. A reação de Justin Timberlake, ex-namorado de Spears, chamou atenção.
Beyoncé anuncia gravidez
A cerimônia do VMA também ficou marcada por anúncios. Em 2011, Beyoncé resolveu revelar sua gravidez ao final da apresentação de “Love on Top”, faixa de seu quarto álbum “4”. Na ocasião, a popstar revelou que daria luz à Blue Ivy, fruto do seu relacionamento com o rapper Jay-Z, ao desabotoar seu blazer cheio de paetês e acariciar a barriga.
Taylor Swift e a torta de climão
O momento que poderia receber o troféu de “maior torta de climão” foi protagonizado por Taylor Swift e Kanye West em 2009. A cantora subiu ao palco ao vencer a categoria Melhor Videoclipe Feminino por “You Belong With Me”, e enquanto realizava seu discurso, foi interrompida pelo rapper que invadiu o palco insatisfeito afirmando que Beyoncé – que concorria com “Single Ladies” – é quem deveria ter levado o prêmio.
Miley Cyrus libidinosa
Abandonando de vez sua imagem como Hannah Montana, em 2013, Miley Cyrus acabou por chocar ao público em sua performance ao lado de Robin Thicke na faixa “Blurred Lines”. A surpresa dos telespectadores se deu por conta dos movimentos ousados de dança dos cantores.
Nirvana e a destruição
Em 1992, a MTV resolveu proibir Nirvana de apresentar “Rape Me” no palco do VMA. A banda, então, topou tocar “Lithium”, mas no início da apresentação fez a introdução da faixa vetada, que assustou a organização. No final, o baixista Kris jogou o instrumento para cima, que caiu de volta em sua de sua cabeça. Ele saiu cambaleando do palco, enquanto Kurt jogou a guitarra e derrubou os amplificadores. Na mesma data, a banda venceu a categoria Melhor Artista Novo em um Vídeo e Melhor Vídeo Alternativo por “Smells Like Teen Spirit”.